ESTUDO SOBRE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE BAIXA RENDA NO USO DOS TERMINAIS DE AUTOATENDIMENTO DO BANCO ALFA

Autores

  • Rafael Desconsi Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024984p383

Palavras-chave:

Satisfação do cliente, Marketing Bancário, Comportamento do Consumidor

Resumo

O Banco Alfa, banco público que desempenha a função de principal executor das políticas econômicas do país, com ampla capilaridade na rede de agências e uma grande responsabilidade na execução e aplicação de recursos públicos em agronegócios, pessoas físicas e jurídicas, necessita prestar bons serviços à população brasileira. Com o presente trabalho, foi possível verificar como se comporta o cliente na utilização dos Terminais de Autoatendimento do Banco Alfa da agência Ijuí, a satisfação e as necessidades de aprimoramento na prestação de serviços via Terminal de Autoatendimento. Os procedimentos metodológicos usados foram à utilização da abordagem quantitativa e descritiva, a aplicação do questionário como instrumento de coleta de dados e a utilização de amostra não- probabilística e por conveniência. Os resultados obtidos foram satisfatórios e surpreendentes. Cerca de 48% dos respondentes se dizem satisfeitos com o autoatendimento via TAA, e 33% muito satisfeitos. A conclusão geral que se chega é que os clientes necessitam de mais atenção, capacitação e respeito para que possam aprender a usar o TAA e ficar mais ligados a instituição financeira. Os respondentes também fizeram considerações na última questão sobre melhorias e sugestões que podem ser implementadas para melhorar o TAA do Banco Alfa. Porém a amostragem limita a obtenção de resultados, pois foi utilizado parte de uma população da agência Ijuí que possui uma renda limitada em até dois salários-mínimos. Sugere-se então, a realização de uma nova pesquisa com uma amostra diferente em agências das regiões metropolitanas e capitais, para obter um resultado mais confiável.

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Publicado

2024-02-27

Como Citar

Desconsi, R. . (2024). ESTUDO SOBRE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE BAIXA RENDA NO USO DOS TERMINAIS DE AUTOATENDIMENTO DO BANCO ALFA. Epitaya E-Books, 1(58), 383-410. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024984p383

Edição

Seção

Capítulo de Livro