JUVENTUDES QUILOMBOLAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024984p425Palavras-chave:
Juventudes, Quilombolas, Educação, Território, Pandemia do COVID-19Resumo
Este trabalho tem como objetivo contribuir para as reflexões sobre juventudes e educação no estado do Rio Grande do Sul na atualidade, pós-pandemia. Para isso, o esforço será apontar e analisar alguns dados teóricos e práticos sobre o contexto dessas juventudes, suas relações com o sistema educacional e a sociedade gaúcha. Contudo, este exercício é fruto dos estudos apreendidos na disciplina de pós-graduação “Juventudes e Educação: a escola como território juvenil”, ministrada pelo Prof. Dr. Victor Hugo Nedel Oliveira (POSGEA UFRGS) e, a Profa. Dra. Miriam Pires Correa de Lacerda (Unilasalle) no primeiro semestre de 2023. Como resultados esperados deste trabalho, busca-se a produção de conhecimentos para contribuir junto aos debates contemporâneos na discussão crítica para e com as juventudes e seus desafios sócio-históricos cotidiano na educação.