JUVENTUDES QUILOMBOLAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Catarina Elóia da Rosa Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024984p425

Palavras-chave:

Juventudes, Quilombolas, Educação, Território, Pandemia do COVID-19

Resumo

Este trabalho tem como objetivo contribuir para as reflexões sobre juventudes e educação no estado do Rio Grande do Sul na atualidade, pós-pandemia. Para isso, o esforço será apontar e analisar alguns dados teóricos e práticos sobre o contexto dessas juventudes, suas relações com o sistema educacional e a sociedade gaúcha. Contudo, este exercício é fruto dos estudos apreendidos na disciplina de pós-graduação “Juventudes e Educação: a escola como território juvenil”, ministrada pelo Prof. Dr. Victor Hugo Nedel Oliveira (POSGEA UFRGS) e, a Profa. Dra. Miriam Pires Correa de Lacerda (Unilasalle) no primeiro semestre de 2023. Como resultados esperados deste trabalho, busca-se a produção de conhecimentos para contribuir junto aos debates contemporâneos na discussão crítica para e com as juventudes e seus desafios sócio-históricos cotidiano na educação.

Downloads

Publicado

2024-02-27

Como Citar

Machado, C. E. da R. . (2024). JUVENTUDES QUILOMBOLAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO RIO GRANDE DO SUL. Epitaya E-Books, 1(58), 425-434. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024984p425

Edição

Seção

Capítulo de Livro