CONTROLE DE VERIFICAÇÃO DE SERVIÇO: INDICADORES PARA MELHORIA CONTÍNUA EM OBRAS CIVIS
Resumo
O Brasil é um país cujo termômetro da economia gira em torno da construção civil. Hoje este setor vive uma das maiores crises do mercado, o que impacta diretamente na geração de empregos e melhorias para a sociedade, seja de forma direta ou indireta. Tem-se poucas vagas e muitos candidatos, muitas obras a serem realizadas e poucas empresas com recursos financeiros. Mesmo diante desse grande declínio, a gestão de qualidade dentro das empresas continua ganhando destaque, pois ao longo dos anos, foi percebido que trabalhar seguindo suas diretrizes não é sinônimo de gastar mais, ou até mesmo ser um custo desnecessário. Uma obra que atenda ao prazo e custo, em conjunto com gestão da qualidade, garante excelência ao empreendimento, firmando a satisfação do cliente final. Neste artigo, será apresentado um dos processos mais importante do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que são as verificações dos serviços utilizadas para quantificar e qualificar a execução dos serviços conforme procedimentos. As verificações de serviço são uma grande fonte de medição de indicadores de qualidade e produtividade, e pode ser usada como uma ferramenta fundamental para Gestão da Qualidade, garantindo melhoria contínua dos processos. Através de estudos bibliográficos, experiência de campo de profissionais que vivem na realidade da construção civil, focando na gestão da qualidade da implantação do SiAC/PBQP-H, neste trabalho serão apresentados os indicadores que podem ser extraídos da monitoração de verificação destes serviços.