A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E OS AMPAROS LEGAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Ramom Souza da Silva Universidade Federal do Pará
  • Letícia Corrêa Alves UFPA
  • Rian Lopes Caldas UFPA
  • Thaís de Fátima Fernandes da Silva UFPA
  • Jhonny Macedo UFPA
  • Joyce Kelle de Oliveira Nogueira UFPA

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024271p145

Palavras-chave:

Libras, Educação, Normas, inclsão

Resumo

O presente trabalho enfoca a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a língua de comunicação utilizada entre as pessoas surdas, sendo reconhecida como a língua materna da comunidade surda no Brasil, ressaltando seu reconhecimento e amparos legais no âmbito educacional. nesse contexto, o Decreto n° 5.626 de 2005 estabeleceu o ensino de Libras como requisito obrigatório na formação de profissionais, evidenciando o reconhecimento e desenvolvimento desta língua, que apresenta um papel crucial na inclusão e comunicação de pessoas com deficiência auditiva. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar o panorama atual da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto educacional brasileiro, investigando os amparos legais existentes e seu impacto na inclusão e acessibilidade das pessoas surdas. O estudo adotou uma abordagem metodológica enfocada na revisão bibliográfica, com caráter descritivo e de natureza qualitativa. Para coleta de dados foi necessário a busca de trabalhos já publicados em banco de dados como Google acadêmico e Scielo. Para obtenção de dados e resultados foi realizada a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, Leis e monografias. O enfoque principal consistiu em responder os questionamentos: como a Libras é reconhecida e regulamentada no sistema educacional Brasileiro? e quais as principais leis e decretos que amparam a Língua Brasileira de Sinais no Brasil? Por intermédio dessas perguntas buscou-se compreender como a Libras é regulamentada dentro do contexto educacional e quais as Leis existentes. Em síntese, o presente estudo ressalta a importância das legislações e decretos para impulsionar a inclusão e a acessibilidade à comunidade surda.

Biografia do Autor

Thaís de Fátima Fernandes da Silva, UFPA

Formanda em Ciências Naturais (UFPA)

Jhonny Macedo, UFPA

Formando em Ciências Naturais (UFPA)

Joyce Kelle de Oliveira Nogueira, UFPA

 

 

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Silva, R. S. da ., Alves, L. C. ., Caldas, R. L. ., Silva, T. de F. F. da, Macedo, J. ., & Nogueira, J. K. de O. (2024). A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E OS AMPAROS LEGAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Epitaya E-Books, 1(60), 145-156. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024271p145

Edição

Seção

Capítulo de Livro