USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE ARTIGOS SOBRE A APLICAÇÃO EM SALA DE AULA

Autores

  • Thales Allan Santos Cruz UFAL

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024271p127

Palavras-chave:

Ensino de Matemática., Tecnologias da Informação e Comunicação., Metodologia de Ensino Inovadora.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mapear e investigar artigos que envolvam o emprego do software Geogebra para o Ensino de Matemática, seja na educação Básica ou Ensino Superior, seus frutos serão analisados com base nos resultados obtidos pelos escritos aqui mostrados. Essa questão se faz necessária devido a crescente expansão tecnológica e a ressignificação do papel do aluno e do professor em meio a tecnologias digitais voltadas ao ensino. O objetivo central deste trabalho é investigar a empregabilidade do Geogebra como recurso educacional digital e as possibilidades que sua interface propicia para o ensino de Matemática, sua aceitação e êxito quando voltado para aprendizagem com significados. Para isso analisamos de modo detalhado artigos disponíveis na web com datas entre 2011 e 2020, o que podemos chamar de “estado da arte”. Para seleção dos artigos aqui apresentados foi utilizado o termo “Geogebra” no Google Acadêmico como palavra-chave, refinando as buscas por área de estudos em Ensino de Matemática. O presente trabalho trata-se de uma análise interpretativa que buscou, pautada nos títulos e resumos, averiguar o nível de aprendizagem e ensino além de sua replicabilidade e seu sucesso. Essa tarefa será fundamentada a partir da revisão bibliográfica/ estado da arte. A partir dos textos selecionados pudemos perceber que o software Geogebra se mostra como excelente recurso educacional digital, à medida que sua interface é de fácil manuseio, interativa e graficamente atrativa.

Downloads

Publicado

2024-03-31

Como Citar

Cruz, T. A. S. (2024). USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE ARTIGOS SOBRE A APLICAÇÃO EM SALA DE AULA. Epitaya E-Books, 1(60), 127-144. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024271p127

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)