https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/issue/feed Epitaya E-books 2024-12-20T14:23:36-03:00 Editora Epitaya contato@epitaya.com.br Open Journal Systems <p class="p1"><span class="s1">A Epitaya E-books é uma plataforma</span> especializada em publicações acadêmicas e conta com um Comitê Editorial formado por consultores científicos reconhecidos em suas áreas de atuação.</p> <p class="p3">O que pode ser registrado na Epitaya E-books?</p> <ul class="ul1"> <li class="li3">Resultados de pesquisa;</li> <li class="li3">Revisão bibliográfica;</li> <li class="li3">Trabalho de Conclusão de Curso;</li> <li class="li3">Dissertação de Mestrado;</li> <li class="li3">Tese de Doutorado;</li> <li class="li3">Outros.</li> </ul> <p class="p1">Nosso foco é atender de maneira transparente com credibilidade para o autor antes, durante e após a publicação. Zelamos pela excelência na publicação de livros e e-books com vistas ao reconhecimento da produção técnica do autor.</p> <p class="p1">A Equipe é formada por profissionais qualificados e aptos a esclarecer as demandas durante todo o processo de publicação.</p> <p class="p1">#EpitayaEbooks</p> https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1322 EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: AÇÃO DOCENTE ESPECIALIZADA NA PERSPECTIVA DA PSICOEDUCAÇÃO EM SAÚDE MENTAL 2024-12-18T16:27:38-03:00 Fernando Pereira dos Santos Barbosa contato@epitaya.com.br <p>A educação especial e inclusiva representa um dos pilares fundamentais de uma sociedade que busca promover a equidade e o respeito à diversidade. Este trabalho de conclusão de curso se propõe a explorar a ação docente especializada sob a ótica da Psicoeducação em Saúde Mental, enfatizando a importância da formação contínua dos educadores para atender às singularidades dos alunos em um contexto educacional cada vez mais plural. A formação docente especializada é crucial para garantir que todos os alunos, independentemente de suas dificuldades ou habilidades, tenham acesso a uma educação de qualidade e que respeite suas necessidades emocionais e cognitivas. A Psicoeducação, nesse sentido, emerge como uma abordagem que não apenas identifica as barreiras ao aprendizado, mas também desenvolve práticas que promovem o bem-estar e a saúde mental dos estudantes. A saúde mental, conforme definido pela Organização Mundial da Saúde, transcende a mera ausência de doenças, englobando um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Esta perspectiva é corroborada pela Constituição Brasileira, que assegura o direito à saúde como um dever do Estado, reforçando a necessidade de políticas que viabilizem a inclusão e o acolhimento no ambiente escolar. Além disso, a atuação do psicopedagogo no Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma estratégia relevante para a superação das dificuldades de aprendizagem. O AEE, ao identificar e elaborar soluções pedagógicas personalizadas, propicia um espaço onde os educadores podem desenvolver programas que considerem as especificidades de cada aluno, criando um ambiente que favorece o aprendizado e a inclusão. A inter-relação entre as abordagens pedagógicas e os processos de ensino e aprendizagem é um aspecto que merece atenção especial, uma vez que a compreensão dessa dinâmica é essencial para que a educação inclusiva não seja apenas um ideal, mas uma realidade efetiva nas salas de aula. Diante do exposto, este trabalho busca contribuir para um debate crítico acerca das práticas pedagógicas que, embasadas na Psicoeducação, possam fortalecer a formação dos docentes e, consequentemente, a inclusão de todos os alunos no processo educativo. A reflexão sobre as abordagens pedagógicas que têm influenciado a educação ao longo do tempo é fundamental para a construção de uma escola que valorize a diversidade e promova a saúde mental, garantindo que cada estudante possa trilhar seu caminho de aprendizado de forma plena e digna.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1324 O USO DE TECNOLOGIAS MULTIMIDIÁTICAS ALIADO À PESQUISA NA ESCOLA: O PAPEL DAS MÍDIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENRIQUECIMENTO DAS DESCOBERTAS DISCENTES 2024-12-19T14:18:40-03:00 José Roberto da Silva Júnior robertojuniorgnose@gmail.com Elves Santos de Freitas contato@epitaya.com.br Edson Ferreira Lima contato@epitaya.com.br Franklin Emmanuel da Silva Mano contato@epitaya.com.br <p>Esta pesquisa tem como objetivo investigar como a pesquisa e o uso das mídias na educação podem garantir o aprendizado significativo por meio das redes e tecnologias digitais da informação na escola. Para que esta investigação tenha se concretizado, escolheu-se a metodologia bibliográfica por meio de um levantamento de uma revisão teórica baseada nos pensamentos de Bagno (2004), Carvalho e Kanashiro (2021), Lévy (1999), Libâneo (2009), Locastre et al. (2023), Moran (2012) e outros documentos normativos educacionais. Ao longo desta investigação, constatou-se que a prática investigativa como formação e método pedagógico, principalmente quando é enriquecido pelas mídias digitais em sala de aula, oferece uma série de benefícios para o processo de ensino-aprendizagem: uma melhor compreensão dos conteúdos, o engajamento dos estudantes ao despertar seu interesse, o desenvolvimento da capacidade de trabalho colaborativo, o estímulo à autonomia do estudante no controle de seu próprio aprendizado, a criação de uma conexão pessoal com o assunto, a redução do estresse em sala de aula e, consequentemente, uma maior inclusão dos estudantes com necessidades específicas. Constatou-se que além de expandir o acesso a tecnologias, a escola crie uma intervenção que vá além dos desafios éticos relacionados à segurança da informação, equidade no acesso à tecnologia da informação e privacidade nas redes, construindo, dessa forma, um currículo que pense na adaptação do conteúdo por meio do uso de diferentes meios midiáticos que acabe oferecendo mais benefícios do que riscos à educação. Por fim, torna-se necessário capacitar os professores a promover um trabalho avaliativo com base nos seguintes critérios: criatividade do discente ao escolher os formatos e mídias, originalidade, profundidade das informações e colaboração efetiva no trabalho em equipe.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1314 EFETIVIDADE DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA COGNIÇÃO E QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO SISTEMÁTICA 2024-12-02T19:26:40-03:00 Giulia Paulino guilia.paulino58@gmail.com Larissa de Souza Merige larissa.merige008@al.unieduk.com.br Rebecca Pacceli Barraca rebeccapacceli021@gmail.com Rayane Nascimento dos Santos rayanenascimento499@gmail.com Vanessa Aggio vanessa.aggio@prof.unieduk.com.br Ronny Rodrigues Correia rodriguesronnyc@gmail.com <p>O Transtorno do espectro autista é compreendido como um transtorno de neurodesenvolvimento que afeta a condição comportamental, cognitiva e física das crianças diagnosticadas. Nesse contexto, é de suma importância entender as alterações ocasionadas pela patologia com o intuito de aplicar uma intervenção que promova o tratamento das alterações cognitivas e uma maior independência através do exercício físico. Deste modo, oferecendo uma maior qualidade de vida e funcionalidade para a criança. A busca na literatura foi realizada através de ensaios clínicos randomizados, publicados entre os anos de 2014 até 2024, usando como base de dados <em>PubMed</em>, BVS, PeDro e <em>Scielo</em>. Após a análise dos materiais, foram selecionados 16 estudos e posteriormente à leitura completa dos mesmos, foram excluídos quatro artigos que não se encaixavam nos critérios de inclusão. A presente revisão sistemática propõe uma análise sobre os benefícios do exercício físico para a cognição e qualidade de vida das crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1315 USO DO APLICATIVO YOGGER® NA ANÁLISE DE MOVIMENTOS DE ATLETA DE FUTEBOL E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FISIOTERAPÊUTICOS NA PREVENÇÃO DE LESÕES NO ESPORTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2024-12-02T19:33:49-03:00 Leonardo Grous leogrous02@outlook.com Nicollas Gustavo Sousa Rego Lopes nicollas.lopes369@al.unieduk.com.br Mathues Borges Moreira matheus.moreira003@al.unieduk.com.br Lara Vitória Canezin Oliveira lara.vitoria771@al.unieduk.com.br Ronny Rodrigues Correia rodriguesronnyc@gmail.com <p><strong>Introdução: </strong>O presente estudo apresenta um relato de experiência sobre a aplicação do aplicativo <strong>Yogger®</strong> na análise de movimentos de atletas de futebol, com o objetivo de prescrever exercícios fisioterapêuticos voltados para a prevenção de lesões esportivas. O objetivo foi desenvolver e implementar um protocolo que utilize o aplicativo para monitorar o desempenho atlético, identificar padrões de movimento inadequados e possíveis desvios biomecânicos, além de proporcionar melhorias técnicas para melhorar o desempenho e reduzir o risco de lesões.</p> <p><strong>Materiais e Metodos: </strong>A metodologia consistiu em uma análise inicial dos movimentos dos atletas realizados com o auxílio do aplicativo <strong>Yogger®</strong> , que possibilitou uma avaliação detalhada das disfunções biomecânicas e das áreas críticas necessitando de intervenção. A partir dos dados coletados, foi elaborado e aplicado um programa de exercícios corretivos individualizados, com foco em corrigir as variações identificadas e melhorar a biomecânica dos movimentos.</p> <p><strong>Resultados: </strong>Os resultados obtidos após a reavaliação indicaram melhorias significativas nos padrões de movimento dos atletas, demonstrando a eficácia do protocolo proposto. O uso do <strong>Yogger®</strong> permitiu um acompanhamento preciso das adaptações biomecânicas ao longo do processo, favorecendo intervenções mais direcionadas e assertivas.</p> <p><strong>Conclusão </strong>Conclui-se que o aplicativo <strong>Yogger®</strong> é uma ferramenta eficaz para análise de movimento e prescrição de intervenções fisioterapêuticas no contexto esportivo. Sua aplicação mostrou-se essencial para identificar e corrigir disfunções biomecânicas, otimizando o desempenho esportivo e prevenindo lesões de maneira eficiente. Este relato de experiência destaca a relevância do uso de tecnologias na prática fisioterapêutica esportiva, enfatizando seu papel na promoção de segurança e excelência no esporte.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1325 GRUPO TERAPÊUTICO BEM-ESTAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA VIVÊNCIA DE UMA PSICÓLOGA RESIDENTE EM UM CAPS 2024-12-19T14:26:25-03:00 Geovana Santos Ferreira ferreira.gel@hotmail.com Marian da Silva Queiroz Silva psimarianqueiroz@gmail.com <p>O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de uma psicóloga que, durante as diversas práticas desempenhadas enquanto estava residente no Programa Estadual de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, pode transitar em diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde, incluindo a Rede de Atenção Psicossocial e contribuir na formação de um grupo terapêutico no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial no município de Una/BA. Sabe-se que grupos terapêuticos bem conduzidos podem trazer diversos benefícios para as pessoas em sofrimento mental que são usuárias desse serviço e também para os trabalhadores que geralmente estão sobrecarregados. A metodologia aplicada foi a participativa, que consistiu numa interação dialógica e interativa com o público-alvo através de rodas de conversa, dinâmicas, oficinas artesanais, recursos multimídias com vídeos, atividades corporais, junto a equipe de profissionais do CAPS I.&nbsp;&nbsp; Foram realizados cinco encontros do grupo que obteve em média a participação de vinte usuários. Observou-se o fortalecimento de vínculos desses com a equipe e entre si, ambos puderam compartilhar vivências e expressar emoções, com melhoria também na comunicação. Ressalta-se a significativa importância de espaços para à promoção da saúde, bem como a intersecção entre as ações de cuidado da atenção primária e secundária.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1326 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS 2024-12-19T14:30:52-03:00 Elves Santos de Freitas contato@epitaya.com.br José Roberto da Silva Júnior robertojuniorgnose@gmail.com Adelmo de Sousa Silva contato@epitaya.com.br Franklin Emmanuel da Silva Mano contato@epitaya.com.br <p>A inteligência artificial generativa (IAG) tem se mostrado uma ferramenta promissora na personalização da aprendizagem, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Esta tecnologia permite que o ensino seja adaptado às necessidades específicas de cada aluno, promovendo uma educação mais eficaz e motivadora. Estudos como os de Moura (2024) e Alves (2024) evidenciam que a IAG pode fornecer feedback contínuo e personalizar conteúdos, melhorando o aprendizado e engajamento dos estudantes. No entanto, a implementação dessa tecnologia não é isenta de desafios. A infraestrutura escolar, a formação adequada dos professores e as questões éticas envolvendo o uso de dados de crianças são barreiras significativas, conforme discutido por Barbosa (2023) e Santaella e Lucia (2024). Além disso, é necessário que os professores mantenham sua autonomia e possam decidir como e quando utilizar essas ferramentas, para evitar a padronização do ensino. A capacitação contínua dos educadores é essencial para que eles se sintam preparados e seguros para integrar a IAG em suas práticas pedagógicas. A relação entre a IA e o professor deve ser de complementaridade, onde a tecnologia não substitui, mas enriquece o processo de ensino-aprendizagem. Com suporte institucional adequado, políticas públicas eficazes e colaboração entre os agentes educacionais, a IAG pode contribuir para uma educação mais inclusiva e adaptada às necessidades individuais, potencializando as capacidades dos alunos e respeitando as particularidades de cada contexto escolar.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1327 A PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA ERA DIGITAL 2024-12-19T14:36:09-03:00 Silvia Alecrim Ferreira contato@epitaya.com.br <p>A evolução tecnológica e a crescente presença da internet na vida cotidiana têm provocado mudanças estruturais nas relações sociais e econômicas, criando novos desafios para a proteção dos direitos fundamentais. Entre esses desafios, destacam-se os direitos da personalidade, que incluem a honra, a imagem, a privacidade e a intimidade. No ambiente digital, a distinção entre o que é público e privado se torna cada vez mais tênue, o que expõe os indivíduos a riscos elevados, como a exposição não autorizada de dados pessoais e a violação de sua privacidade. Diante dessa realidade, torna-se urgente a revisão das normas existentes, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR), para que possam efetivamente responder às novas demandas e desafios do mundo digital. O direito à privacidade e a liberdade de expressão, embora muitas vezes vistos como aspectos complementares, entram em conflito quando a exposição indevida de informações pode prejudicar a dignidade e a autonomia dos indivíduos. Assim, a construção de um sistema jurídico adaptado às demandas da era digital precisa garantir que a internet seja um espaço de liberdade, mas também de respeito aos direitos pessoais. Para isso, é fundamental o envolvimento de diferentes setores da sociedade – governos, empresas e cidadãos – na formulação de um marco regulatório que equilibre a proteção da privacidade com o incentivo à inovação tecnológica, preservando a dignidade humana enquanto se mantém o dinamismo das relações digitais.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1328 PREPARO ADEQUADO DO CÓLON PARA REALIZAÇÃO DE COLONOSCOPIA 2024-12-19T14:38:17-03:00 Reyes David Acsama Amurrio contato@epitaya.com.br <p>A colonoscopia é um exame crucial para a detecção precoce e monitoramento de doenças do cólon, incluindo câncer colorretal. O sucesso do procedimento depende fundamentalmente de um preparo adequado do cólon, que visa garantir a limpeza completa do trato gastrointestinal para uma visualização clara e precisa. Este artigo revisa as estratégias e recomendações para o preparo do cólon, discutindo as técnicas mais eficazes, os desafios associados e as melhores práticas. São abordadas as opções de preparação, que incluem dietas específicas, uso de laxantes e enemas, além de orientações sobre a adesão às instruções fornecidas pelos profissionais de saúde. A análise também contempla os impactos da preparação no conforto do paciente e na qualidade do exame, destacando a importância de um preparo adequado para reduzir a necessidade de repetição do exame e melhorar os resultados diagnósticos. Conclui-se que a adesão rigorosa às diretrizes de preparo não só otimiza a eficácia da colonoscopia, mas também contribui para a detecção precoce de condições patológicas, promovendo melhores desfechos clínicos.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1329 DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DURANTE E APÓS A PANDEMIA: IMPACTOS, ADAPTAÇÕES E PERSPECTIVAS FUTURAS 2024-12-19T14:40:59-03:00 Júnio Fábio Ferreira Juniofabio5@hotmail.com <p>A pandemia da COVID-19 impôs desafios sem precedentes à educação, com impactos significativos no ensino de matemática. Este trabalho analisa os principais desafios enfrentados por professores e alunos durante esse período e as estratégias adotadas para recuperação do aprendizado no cenário pós-pandêmico. Entre os aspectos abordados, destacam-se a transição abrupta para o ensino remoto, a desigualdade no acesso a tecnologias e a necessidade de inovação pedagógica.O objetivo desta pesquisa foi investigar como o ensino de matemática foi impactado e identificar metodologias que contribuíram para mitigar os desafios educacionais enfrentados. A metodologia adotada incluiu uma revisão bibliográfica baseada em estudos publicados nos últimos cinco anos, com foco nas áreas de educação matemática, ensino remoto e formação continuada de professores.Os resultados apontam que o ensino remoto emergencial trouxe à tona desigualdades educacionais e tecnológicas, dificultando a aprendizagem de conceitos matemáticos essenciais. No entanto, também abriu espaço para a introdução de metodologias ativas e tecnologias digitais como ferramentas de ensino, promovendo novas possibilidades pedagógicas. A formação continuada de professores foi fundamental para capacitá-los no uso dessas tecnologias e na adoção de práticas inclusivas.As estratégias de recuperação pós-pandemia destacaram a importância do ensino híbrido, que combina elementos presenciais e remotos, além de práticas colaborativas e personalizadas para atender às necessidades dos alunos. A pesquisa conclui que, embora os desafios enfrentados tenham sido expressivos, as lições aprendidas durante esse período oferecem um caminho promissor para transformar o ensino de matemática, tornando-o mais adaptativo e inclusivo.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1330 ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: DESAFIOS, ADAPTAÇÕES E ESTRATÉGIAS DE RECUPERAÇÃO 2024-12-19T14:43:08-03:00 Júnio Fábio Ferreira Juniofabio5@hotmail.com <p>A pandemia da COVID-19 trouxe desafios significativos para o ensino de matemática, expondo desigualdades no acesso à educação e exigindo a rápida adaptação de metodologias pedagógicas. Este artigo analisa os impactos desse período sobre a aprendizagem matemática, abordando os desafios enfrentados, as oportunidades geradas pela transição para o ensino remoto e as estratégias para recuperação do aprendizado no contexto pós-pandemia. O objetivo da pesquisa é compreender como os educadores e gestores podem superar as lacunas educacionais ampliadas pela pandemia, utilizando metodologias inovadoras e inclusivas para mitigar perdas e transformar o ensino de matemática. A abordagem metodológica baseou-se em uma revisão bibliográfica de estudos recentes, destacando experiências práticas e teóricas relevantes para o tema. Os principais resultados indicam que, embora a pandemia tenha intensificado dificuldades, como a falta de acesso à internet e o descompasso na formação de professores, ela também abriu caminhos para inovações no ensino, com o uso ampliado de tecnologias digitais e metodologias híbridas. Identificou-se que estratégias como o uso de jogos pedagógicos, a formação continuada de docentes e a avaliação diagnóstica desempenham papel crucial na recuperação do aprendizado. Além disso, práticas inclusivas e a colaboração entre famílias, escolas e comunidade foram apontadas como fundamentais para garantir equidade no ensino. Conclui-se que a pandemia não apenas expôs fragilidades estruturais, mas também impulsionou transformações que podem reconfigurar positivamente o ensino de matemática. Este estudo contribui para o entendimento de como essas mudanças podem ser sistematizadas, oferecendo subsídios para políticas públicas e práticas pedagógicas que promovam uma educação mais acessível, eficiente e inclusiva.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1331 THE IMPACT OF DELAYS IN SUS SERVICES ON THE TRANSMISSION OF INFECTIOUS DISEASES: FOCUS ON HIV TRANSMISSION IN RIO DE JANEIRO 2024-12-19T14:45:21-03:00 Ana Beatriz Feitosa Guimarães contato@epitaya.com.br <p>Rapid access to health care is essential to prevent and control infectious diseases such as HIV. In Brazil, delays in the Unified Health System (SUS) contribute to difficulties in the prevention, diagnosis, and treatment of HIV, which can increase transmission rates and weaken public health initiatives. This quantitative study analyzes how these delays impact the rate of HIV infection in Rio de Janeiro, using regional data on waiting times and infection rates. The findings reveal a relationship between prolonged waiting times and increased risk of undiagnosed and untreated infections, highlighting the need for improvements in the SUS to reduce transmission rates.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1332 A ADOÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PROMOTOR DO ENGAJAMENTO ESTUDANTIL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2024-12-19T14:48:53-03:00 Edson Ferreira Lima contato@epitaya.com.br Elves Santos de Freitas contato@epitaya.com.br José Roberto da Silva Júnior robertojuniorgnose@gmail.com Adelmo de Sousa Silva contato@epitaya.com.br <p>O presente artigo aborda o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs, no âmbito dos anos finais do Ensino Fundamental, objetivando o engajamento estudantil e o desenvolvimento efetivo do processo de aprendizagem, tornando-o mais acessível, dinâmico e produtivo. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, na qual foi realizada a análise de diversos posicionamentos relacionados à inserção das TDICs em ambiente escolar, assincronamente ou de forma síncrona, destacando também os aspectos extraescolar delas. Ao longo do trabalho discutem-se as ideias de diversos teóricos acerca dos impactos das tecnologias no ambiente de ensino de forma ampla e, principalmente, no contexto específico da etapa escolar citada anteriormente, ressaltando os pontos positivos e considerando a superação dos desafios impostos na adoção de ferramentas digitais em sala de aula, levando em consideração todo o contexto escolar brasileiro. Portanto, buscou-se enriquecer o debate acadêmico a respeito do uso de tecnologias digitais em sala de aula, podendo servir de base para estudos e trabalhos posteriores. Como conclusão, observou-se o amplo conjunto de possibilidades que os recursos digitais possibilitam, porém, condicionados a diversos fatores relevantes a serem considerados no exercício docente nos anos finais do Ensino Fundamental.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1333 INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENFERMAGEM 2024-12-19T14:52:38-03:00 Juliana Ribeiro de Araujo contato@epitaya.com.br Iasmin da Silva Varanda contato@epitaya.com.br Luiz Paulo Silva dos Santos contato@epitaya.com.br Raquel Magalhães de Azeredo Granadeiro contato@epitaya.com.br <p><strong>Introdução:</strong> o empreendedorismo na enfermagem tem ganhado destaque e se consolidado como forma de inovar os serviços de saúde, ampliar a autonomia profissional e valorizar a categoria. Este trabalho tem como objetivo descrever as áreas de atuação do enfermeiro empreendedor. <strong>Metodologia:</strong> foi realizada revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, incluindo na busca artigos publicados entre 2019 e 2024 nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE. Resultados e discussão: evidenciaram as áreas de maior destaque: consultorias em aleitamento, enfermagem estética, furo da orelha humanizado, práticas integrativas e complementares, estomaterapia, produção de conteúdos educativos e gestão de saúde. Os principais desafios encontrados foram a dificuldade na captação de clientes e a limitação de recursos financeiros. Conclui-se que o empreendedorismo na enfermagem apresenta oportunidades promissoras e está em constante expansão, apesar da necessidade de superar barreiras estruturais e culturais. Novas pesquisas são necessárias para aprofundar o tema e favorecer a construção de estratégias que consolidam essa prática como parte integrante da profissão.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1334 LEITURA LITERÁRIA: ABRAÇO QUE ACOLHE 2024-12-19T14:55:00-03:00 Elizandra Cristina da Silva contato@epitaya.com.br <p>Esse trabalho se trata de um relato de experiência cujo objetivo é registrar como se deu a prática literária da Escola Municipal Bom Pastor, (doravante EMBP) da cidade de São João del-Rei, em Minas Gerais, nas turmas do 1º ao 5º Anos do Ensino Fundamental, durante o tempo de pandemia correspondentes aos anos letivos de 2020 e 2021. Período este em que o mundo foi assolado pelo Covid-19 e que acarretou uma série de mudanças drásticas em todos os setores da sociedade. Nas escolas, a mudança que mais impactou foi a realização do trabalho remoto, e dentre muitos desafios deparamos com o de dar continuidade ao projeto literário da EMBP, que faz parte das colunas de nosso projeto político pedagógico e principalmente de nossas práxis pedagógica. A trajetória metodológica, de vertente qualitativa, foi guiada pela análise de registros produzidos pela pedagoga (que é a autora deste capítulo) e professoras da escola durante este período. Apesar das dificuldades encontradas destacam-se como pontos positivos a prática de atividades literárias e o envio de livros de literatura para a casa de todas as crianças matriculadas na EMBP, podendo assim dizer que a escola conseguiu levar às crianças e também às famílias um abraço acolhedor por meio da leitura.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1335 AÇÕES PSICOEDUCATIVAS NA SALA DE ESPERA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BOMBEIROS MILITARES 2024-12-19T14:58:29-03:00 Samira Paola Novaes Maria contato@epitaya.com.br Ana Raquel Rodrigues Ripardo contato@epitaya.com.br Daniele Moreira Gomes contato@epitaya.com.br <p>A saúde psicológica é um tema de crescente importância, especialmente em grupos que enfrentam altos níveis de estresse e pressão em suas atividades diárias, como os bombeiros militares. Frente à realidade de que um número cada vez maior de pessoas tem acesso a orientações nesse campo, a sala de espera demonstra ser uma ferramenta valiosa para a promoção e educação em bem-estar emocional. Este relato de experiência tem como objetivo descrever uma ação psicoeducativa, em formato de sala de espera, realizada com bombeiros militares de Belém do Pará. A ação teve como propósito apresentar e discutir temas essenciais de saúde mental, ressaltando a importância do atendimento psicológico e do apoio a amigos e familiares que enfrentam episódios de ansiedade e depressão. A ação psicoeducativa foi realizada na sala de espera da Diretoria de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), com a participação de 15 militares que aguardavam orientações médicas. A temática central foi “Ansiedade e depressão: entendendo os transtornos”, utilizando uma dinâmica com um dado e seis cartões contendo perguntas ou frases para serem analisadas em verdadeiro ou falso, direcionando o diálogo. O objetivo principal foi informar sobre sintomas, causas e impactos da ansiedade e da depressão, além de promover práticas preventivas de saúde mental. A ação na sala de espera possibilitou a troca de experiências e a aprendizagem de novos conhecimentos enquanto os usuários aguardavam atendimento. Esse espaço foi transformado em um ambiente de compartilhamento e reflexão sobre as temáticas abordadas, além de promover a ressignificação de hábitos. Foi discutida a importância do tratamento desses transtornos, o papel do serviço de Psicologia e as formas de apoio a pessoas que enfrentam essas condições. Também foi enfatizada a prática de atividade física como estratégia preventiva e terapêutica. Verificou-se com a experiência que a participação ativa dos bombeiros militares se mostrou fundamental para o sucesso da ação, facilitando a absorção do conteúdo e gerando um ambiente de partilha e acolhimento. A intervenção revelou-se eficaz para levar informações sobre saúde mental a um público que, muitas vezes, não tem acesso direto a esse tipo de conhecimento. A ação psicoeducativa na sala de espera mostrou-se relevante para promover a saúde mental entre os bombeiros militares, sugerindo a continuidade e a expansão dessa prática para outros grupos e contextos, visando à criação de uma cultura de cuidado com a saúde mental.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1336 AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES EM RELAÇÃO AOS REQUISITOS MÍNIMOS PARA A GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS, CONFORME ESTABELECIDO PELA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (LEI 12.305/2010) 2024-12-19T15:02:57-03:00 Gabriela Giusmin Dejavitte gabriela.2021013757@aluno.iffar.edu.br Carine Tschiedel Krewer contato@epitaya.com.br Vinicius Lima Figur contato@epitaya.com.br Alcione Aparecida de Almeida Alves contato@epitaya.com.br Aline Raquel Muller Tones contato@epitaya.com.br <p>A crescente geração de resíduos sólidos no Mundo, e em nosso país, demanda a implementação efetiva da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para promover uma gestão integrada e adequada dos resíduos. Este estudo visa analisar a conformidade das práticas de gestão de resíduos sólidos no município de São Miguel das Missões. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, empregando análise documental. Os resultados indicaram que 14 itens foram completamente atendidos, cinco tiveram atendimento parcial, e nenhum item foi classificado como não atendido. Com base nesses resultados, foram sugeridas melhorias, incluindo a criação de pontos de entrega voluntária (PEVs) em locais estratégicos, onde os cidadãos possam descartar produtos contemplados pelo sistema de logística reversa, como eletroeletrônicos, lâmpadas, baterias, entre outros. Essa iniciativa visa corrigir as não conformidades e aprimorar o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos&nbsp; (PMGIRS). Conclui-se que a adoção das recomendações propostas é essencial para garantir a conformidade com a PNRS e melhorar a gestão de resíduos sólidos. Por fim, ressalta-se a importância da adoção de práticas sustentáveis, como a logística reversa.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1337 PATERNIDADE SOCIOAFETIVA: CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS E CONSEQUÊNCIAS NO ORDENAMENTO JURÍDICO 2024-12-19T23:20:35-03:00 Silvia Alecrim Ferreira contato@epitaya.com.br <p>Com as mudanc?as nas estruturas familiares, o Direito de Fami?lia aos poucos sofre alterac?o?es, buscando adequar o princi?pio da protec?a?o a fami?lia. Nesse sentido o presente artigo tem como objetivo verificar os efeitos juri?dicos do reconhecimento paternidade socioafetiva. A partir de uma abordagem qualitativa, por meio do me?todo dedutivo, se buscou estudar o instituto da paternidade socioafetiva. A pesquisa se limitara? a verificar os efeitos decorrentes da paternidade quando consolidado o vi?nculo biolo?gico, a partir do estudo da evoluc?a?o histo?rica do Direito de Fami?lia como tambe?m as transformac?o?es evolutivas do conceito de fami?lia e dos novos arranjos familiares baseados no vi?nculo afetivo, delimitando a pesquisa no campo bibliogra?fico tendo com referencial teo?rico doutrinadores que versam sobre o assunto, bem como jurisprude?ncias acerca do tema proposto.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1338 DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR: UM ENCONTRO DE SABERES 2024-12-20T00:22:20-03:00 Bruno Matos de Farias contato@epitaya.com.br <p>É com imensa satisfação que apresentou a coletânea <strong>"Diálogo Interdisciplinar: Um Encontro de Saberes”,</strong> um marco que reúne a pluralidade do pensamento acadêmico de autores de todo o Brasil. Este livro não apenas celebra a interdisciplinaridade, mas também convida o leitor a explorar os pontos de convergência entre diferentes áreas do conhecimento, fomentando reflexões inovadoras e aplicáveis ??às demandas atuais da sociedade.</p> <p>Composta por 17 capítulos, esta obra por temas que vão desde a educação inclusiva e as tecnologias digitais até questões de saúde pública, empreendedorismo e meio ambiente. Cada capítulo representa uma contribuição significativa em seu campo, oferecendo insights baseados em pesquisas e experiências práticas.</p> <p><strong>No capítulo 1</strong>, os autores exploram a atuação docente especializada na perspectiva da psicoeducação em saúde mental, destacando práticas que promovem a inclusão de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar.</p> <p><strong>No capítulo 2</strong>, discute-se o impacto das tecnologias multimidiáticas e das mídias digitais no enriquecimento das descobertas discentes, trazendo à tona o papel da pesquisa escolar na transformação do aprendizado.</p> <p><strong>O capítulo 3</strong> apresenta uma revisão sistemática sobre os benefícios do exercício físico para a cognição e qualidade de vida de crianças com autismo, ressaltando a importância de intervenções específicas.</p> <p><strong>No capítulo 4</strong>, os autores relatam a utilização do aplicativo Yogger® para a análise de movimentos de atletas e a prescrição de exercícios fisioterapêuticos, evidenciando a relevância da tecnologia na prevenção de lesões esportivas.</p> <p><strong>O capítulo 5</strong> aborda a experiência de uma psicóloga residente em um CAPS com o Grupo Terapêutico Bem-Estar, revelando o impacto das vivências terapêuticas no acolhimento de indivíduos em sofrimento psíquico.</p> <p><strong>No capítulo 6</strong>, é analisado o potencial da inteligência artificial generativa na personalização da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, apontando desafios e possibilidades para a educação contemporânea.</p> <p><strong>O capítulo 7</strong> adentra o campo jurídico, discutindo os desafios da proteção dos direitos fundamentais na era digital, com especial atenção aos dilemas éticos e legislativos.</p> <p><strong>No capítulo 8</strong>, o preparo adequado do cólon para colonoscopia é abordado como um elemento crucial para o sucesso do procedimento, com recomendações práticas para profissionais da saúde.</p> <p><strong>Os capítulos 9 e 10</strong> trazem reflexões sobre o ensino da matemática durante e após a pandemia, focando os desafios enfrentados pelos educadores, as adaptações realizadas e as estratégias para a recuperação do aprendizado.</p> <p><strong>No capítulo 11</strong>, é investigado o impacto dos atrasos nos serviços do SUS sobre a transmissão de doenças infecciosas, com foco no HIV, oferecendo uma análise crítica sobre o sistema de saúde pública.</p> <p><strong>O capítulo 12</strong> aborda o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas didáticas, promovendo o engajamento estudantil nos anos finais do ensino fundamental.</p> <p><strong>No capítulo 13</strong>, destaca-se a inovação e o empreendedorismo na prestação de serviços de enfermagem, com exemplos práticos de iniciativas específicas para a melhoria do atendimento à saúde.</p> <p><strong>O capítulo 14</strong> oferece uma visão sensível sobre a leitura literária como forma de acolhimento e transformação, revelando o impacto das histórias na formação humana.</p> <p><strong>No capítulo 15</strong>, são apresentadas ações psicoeducativas realizadas em uma sala de espera com bombeiros militares, evidenciando a importância do cuidado psicológico em contextos de alta exigência emocional.</p> <p><strong>O capítulo 16</strong> analisa o plano municipal de saneamento básico de São Miguel das Missões, verificando sua conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com reflexões sobre a gestão ambiental.</p> <p><strong>Por fim, no capítulo 17</strong>, os autores exploram a paternidade socioafetiva, discutindo a construção de vínculos afetivos e suas consequências no ordenamento jurídico brasileiro.</p> <p>Cada capítulo deste livro reflete o compromisso dos autores com a pesquisa de excelência e a busca por soluções práticas e inovadoras. Esperamos que esta obra inspire seus leitores a promoverem diálogos ainda mais ricos entre as diversas áreas do saber, ampliando o alcance das descobertas acadêmicas e contribuindo para o avanço da sociedade.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books