https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/issue/feedEpitaya E-books2025-01-31T23:13:08-03:00Editora Epitayacontato@epitaya.com.brOpen Journal Systems<p class="p1"><span class="s1">A Epitaya E-books é uma plataforma</span> especializada em publicações acadêmicas e conta com um Comitê Editorial formado por consultores científicos reconhecidos em suas áreas de atuação.</p> <p class="p3">O que pode ser registrado na Epitaya E-books?</p> <ul class="ul1"> <li class="li3">Resultados de pesquisa;</li> <li class="li3">Revisão bibliográfica;</li> <li class="li3">Trabalho de Conclusão de Curso;</li> <li class="li3">Dissertação de Mestrado;</li> <li class="li3">Tese de Doutorado;</li> <li class="li3">Outros.</li> </ul> <p class="p1">Nosso foco é atender de maneira transparente com credibilidade para o autor antes, durante e após a publicação. Zelamos pela excelência na publicação de livros e e-books com vistas ao reconhecimento da produção técnica do autor.</p> <p class="p1">A Equipe é formada por profissionais qualificados e aptos a esclarecer as demandas durante todo o processo de publicação.</p> <p class="p1">#EpitayaEbooks</p>https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1375HORIZONTES DA CIÊNCIA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR2025-01-31T22:11:33-03:00Helena Portes Sava de Fariascontato@epitaya.com.br<p>O livro "Caminhos da Ciência: Produções Acadêmicas em Destaque" é uma coletânea de artigos elaborada por autores e pesquisadores de diversas regiões do Brasil. Com uma abordagem interdisciplinar, a obra traz reflexões profundas sobre temas atuais e relevantes em diferentes áreas do conhecimento, oferecendo ao leitor um panorama enriquecedor do meio acadêmico e científico.</p> <p>A coletânea inicia-se com uma análise detalhada sobre a influência da psicomotricidade no desenvolvimento motor, sob uma perspectiva biomecânica e fisiológica (Capítulo 1). Em seguida, no Capítulo 2, são discutidas as potencialidades da educação empreendedora em organizações sem fins lucrativos e sua aplicação para beneficiários de programas sociais no Brasil.</p> <p>A transição de carreira no campo da enfermagem é abordada no Capítulo 3, que destaca os desafios vivenciados por profissionais que migram do técnico em enfermagem para o enfermeiro. No Capítulo 4, o livro se volta para a esfera emocional do câncer de mama, trazendo estratégias de enfrentamento e suporte psicológico para pacientes e familiares.</p> <p>A relação entre a medicina veterinária e a atenção básica é explorada no Capítulo 5, enfatizando o papel do médico veterinário na promoção da saúde, prevenção de doenças e controle de zoonoses dentro da Estratégia Saúde da Família.</p> <p>A análise crítica sobre a visão eurocéntrica na obra "Manifesto do Partido Comunista" de Marx e Engels, fundamentada no pensamento de Santiago Castro-Gómez, é o foco do Capítulo 6. Em um olhar para a educação infantil, o Capítulo 7 discute os desafios enfrentados pelos professores acompanhantes na perspectiva da inclusão escolar.</p> <p>A utilização da metodologia STEAM e seus desafios na educação são explorados no Capítulo 8, trazendo contribuições sobre o impacto dessa abordagem no ensino contemporâneo. Já no Capítulo 9, o livro apresenta uma análise crítica sobre a tragédia das chuvas em Petrópolis/RJ, questionando se foi uma fatalidade ou uma tragédia anunciada.</p> <p>Por fim, no Capítulo 10, são discutidas as políticas públicas voltadas à proteção dos direitos fundamentais, abordando o princípio da isonomia e a teoria da reserva do possível.</p> <p>"Caminhos da Ciência: Produções Acadêmicas em Destaque" é uma obra essencial para pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas do conhecimento, proporcionando reflexões críticas e contribuindo para o avanço do debate científico e social no Brasil.</p>2025-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1365A INFLUÊNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR: UMA ABORDAGEM BIOMECÂNICA E FISIOLÓGICA 2025-01-31T10:35:02-03:00Ariel Vitor Pereira Barbosaarielcamaro13@gmail.com<p>Este artigo aborda a influência da psicomotricidade no desenvolvimento motor, com uma análise focada nas dimensões biomecânicas e fisiológicas que permeiam essa temática. A psicomotricidade é apresentada por meio de conceitos fundamentais como o esquema corporal, as noções de espaço e tempo, equilíbrio, coordenações global e fina, e lateralidade. Esses elementos são essenciais para compreender como a atividade humana integra simultaneamente todos esses aspectos durante o movimento. Através de exemplos práticos, como a brincadeira de pular amarelinha, é possível observar que, embora um elemento psicomotor possa se destacar, todos estão interligados, contribuindo para o desenvolvimento motor da criança. Os aspectos motores, como tônus e sensações internas, são destacados como condições prévias para a aquisição da psicomotricidade. A conexão neuromuscular é discutida com ênfase na junção neuromuscular e no papel do motoneurônio na contração muscular, elucidando a complexa interação entre o sistema nervoso e os músculos. Além disso, o estudo da fisiologia do exercício é apresentado como uma área que investiga os fenômenos físicos e químicos que ocorrem durante a prática de atividades físicas, considerando tanto os efeitos imediatos quanto os de longo prazo. A biomecânica e a cinesiologia são abordadas como disciplinas fundamentais para entender a complexidade dos movimentos humanos, oferecendo uma base teórica sólida para a exploração do tema. Este trabalho visa contribuir para uma compreensão mais profunda das interações entre psicomotricidade e desenvolvimento motor, destacando sua relevância na formação integral do indivíduo. </p>2025-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1366'ENSEÑANDO A PESCAR' - EDUCACIÓN EMPRENDEDORA DESARROLLADA EN ORGANIZACIONES SIN FINES DE LUCRO PARA BENEFICIARIOS DE PROGRAMAS BRASILEÑOS DE EQUIDAD SOCIAL 2025-01-31T10:40:59-03:00Kennya Rodrigues Nunes contato@epitaya.com.brRogério Magela Moreiracontato@epitaya.com.br<p class="R"><span lang="es" style="font-size: 10.0pt;">La actividad emprendedora en el Tercer Sector y los programas de transferencia de ingresos para la educación emprendedora juegan un papel fundamental en la transformación social, siendo elementos clave para promover oportunidades y reducir las desigualdades. Así, se caracteriza por su capacidad de interactuar de manera complementaria con el sector público, creando iniciativas que satisfagan las demandas sociales y amplíen el acceso a oportunidades. Los programas de transferencia de ingresos para la educación empresarial sirvieron como mecanismo esencial para fomentar la inclusión social y la creación de oportunidades comerciales, reduciendo así la dependencia del bienestar y promoviendo la autosuficiencia y la participación activa en la economía. Este estudio tuvo como objetivo comprender cómo el Tercer Sector, a través de programas de transferencia de ingresos, contribuyó a la promoción de la educación empresarial y el desarrollo sostenible en comunidades necesitadas. El tema abordó la necesidad de crear métodos efectivos para fomentar el espíritu empresarial y la autosuficiencia en estas comunidades. La justificación se basó en la relevancia de comprender la interacción entre el Tercer Sector y la transferencia de ingresos para construir estrategias inclusivas y efectivas. La investigación utilizó un enfoque bibliográfico exploratorio y método deductivo, con análisis de estudios sobre emprendimiento social y políticas públicas. Este estudio encontró que este espacio ha representado un espacio crucial para el desarrollo de acciones orientadas al bien común, conformado por organizaciones privadas sin fines de lucro que realizan actividades sociales y comunitarias. Al abordar los programas de transferencia de ingresos en el contexto de la educación emprendedora, se observa la relevancia de estas acciones para el desarrollo de habilidades emprendedoras en comunidades necesitadas, brindando a estas poblaciones los recursos necesarios para alcanzar la autonomía económica.</span></p>2025-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1367DESAFIOS ENCONTRADOS NA TRANSIÇÃO DE CARREIRA: DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM AO ENFERMEIRO2025-01-31T10:45:23-03:00Carlos Eduardo Barros Barbosa contato@epitaya.com.brMichelle Pereira Marinho contato@epitaya.com.brPatrícia Ximenes da Silvacontato@epitaya.com.brRoberta Kele Ribeiro Ferreiracontato@epitaya.com.br<p>Este estudo teve como <strong>objetivo</strong> explorar os desafios enfrentados por técnicos de enfermagem na transição para o papel de enfermeiro, examinando as adaptações necessárias tanto no âmbito profissional quanto pessoal. A metodologia adotada consistiu em uma revisão de literatura de abordagem qualitativa e descritiva, na qual foram analisados artigos publicados em português nos últimos dez anos com texto completo. Os artigos selecionados, obtidos em bases de dados específicas, foram analisados e categorizados para identificar os principais obstáculos enfrentados, incluindo insegurança, falta de reconhecimento, dificuldades em liderança e gestão, e impacto emocional. Os <strong>resultados </strong>revelaram que, além das dificuldades técnicas, a transição é frequentemente agravada pela ausência de suporte institucional e programas de mentoria, o que intensifica o estresse e os desafios de adaptação. A <strong>conclusão</strong> aponta para a importância de políticas institucionais que ofereçam apoio contínuo, como programas de mentoria, capacitação em liderança e suporte emocional, além de estratégias de socialização e integração. Essas medidas não apenas facilitam uma adaptação mais segura e eficaz ao novo papel, mas também contribuem para a qualidade da assistência prestada e para o sucesso profissional dos novos enfermeiros.</p>2025-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1368EXPLORANDO O LADO EMOCIONAL DO CÂNCER DE MAMA: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO E APOIO PSICOLÓGICO 2025-01-31T17:28:04-03:00Cândida Maria de Oliveira contato@epitaya.com.brKarla Ellen da Silva Pereira contato@epitaya.com.brPaula Eduardo Furtado contato@epitaya.com.brFernanda Bernardo dos Santos contato@epitaya.com.br<p>Introdução: Entende-se neoplasia maligna da mama como câncer de mama, que é o crescimento desordenado de células determinando a formação de tumores malignos. Quem recebe o diagnóstico de câncer passa por um turbilhão de emoçõs: medo, raiva, angústia, tristeza, frustração. Todos esses sentimentos vêm à tona devido às incertezas sobre o seu futuro e inseguranças. A motivação para a realização deste estudo surgiu a partir da experiência pessoal vivenciada por uma das autoras. A partir de então foi definida a seguinte questão norteadora: como o enfermeiro pode atuar no cuidar da saúde mental da paciente durante o tratamento de câncer de mama? Para tanto, o objetivo geral do estudo compreender e descrever a importância do cuidar em saúde nos problemas apresentados dentro do perfil câncer de mama baseados em princípios holísticos; objetivos especi?ficos: explorar o papel do enfermeiro no cuidado específico neste perfil de paciente; identificar estratégias de enfrentamento e apoio psicológico. Metodologia: Sendo assim, a coleta de dados da pesquisa apresentada foi organizada de forma bibliográfica, qualitativa, exploratória e descritiva. Foi realizada a busca pelos artigos na base de dados BVS com o descritor: “Neoplasia da mama" restringindo a pesquisa ao descritor " Psicologia ", foram utilizados os seguintes filtros: texto completo e idioma português sendo localizados 108 artigos. Após a leitura dos títulos foram selecionados 7 artigos para análise. Resultados: Os estudos destacam o papel essencial da enfermagem e do apoio psicológico. Pereira (2009) enfatiza que a enfermagem contribui não apenas no tratamento clínico, mas também no suporte emocional e humanizado, o que impacta positivamente o bem-estar das pacientes. Conclusão: As conclusões alcançadas ressaltam a complexidade dos desafios emocionais e psicológicos que acompanham o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama.</p>2025-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1369A IMPORTÂNCIA DO MÉDICO VETERINÁRIO NA ATENÇÃO BÁSICA DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA PARA PROMOÇÃO, PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E CONTROLE DAS ZOONOSES2025-01-31T17:30:44-03:00Célio Bispo de Souza celiobisposauza86@gmail.com<p>A participação do médico veterinário na atenção básica da estratégia da saúde da família está voltada para a promoção de saúde, prevenção, controle e diagnóstico de patologia infecciosa que pode ser transmitida dos animais domésticos e silvestre ao homem, denominada de zoonoses. A interdisciplinaridade na atenção básica da Medicina Veterinária tem sido reforçada desde a inclusão do médico veterinário na lista de profissionais que podem compor o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), desde 2011. Este trabalho justifica-se devido à competência profissional na Atenção Básica amparada por lei, pelo campo comum de atuação entre zoonoses e o Médico Veterinário no NASF, além do apoio às equipes de saúde. Assim, o objetivo desse trabalho é apontar de forma descritiva e qualitativa a necessidade da participação do médico veterinário na equipe multidisciplinar da estratégia de saúde da família nos papéis de prevenção da saúde pública veterinária e enfermidades emergentes e reemergentes importantes para equilíbrio da saúde humana, animal e meio ambiente. Para tanto, foram consultados artigos publicados em periódicos científicos, resoluções, Scielo, Medline, Google Acadêmico, além de sites do Conselho Federal de Medicina Veterinária e da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Os resultados demonstraram que inserção do médico veterinário na Atenção Básica é recente, com atuação de apenas 114 profissionais atuando no NASF em todo território brasileiro. Espera que esse número aumente com não controle epidemiológicos das enfermidades emergente e reemergentes, por fatores de caráter zoonóticas alimentar, animal, e pelo desequilíbrio ambiental que favorece a disseminação de patologia infecciosa. O diagnóstico veterinário é fundamental para estabelecer programas de promoção e prevenção em saúde que são ferreamente essenciais para a reabilitação humana em questão de saúde única. A partir dessa pesquisa pôde-se concluir que a participação do médico veterinário no NASF é importante para a sociedade uma vez que estes podem contribuir para a saúde humana, animal e do meio ambiente juntamente com outros profissionais atuantes, promovendo assim um aumento do saber em saúde tanto para esses profissionais quanto para a comunidade. A grande dificuldade para aumento desse profissional na atenção primaria depende de profissionais habilitados e do conhecimento do gestor em saúde municipal ou estadual em saber a importância do médico veterinário para o NASF e da situação econômica da secretaria de saúde para a contratação ou concursos públicos para novos veterinários que atuarão no NASF ou na equipe multiprofissional (e-Multi).</p>2025-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1370FRAGMENTOS DA VISÃO EUROCÊNTRICA NA OBRA MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA, DE MARX E ENGELS, COM FUNDAMENTO NA ANÁLISE DO PENSAMENTO DE SANTIAGO CASTRO-GÓMEZ 2025-01-31T17:33:49-03:00Humberto Bayma Augusto humbertoaugusto1979@gmail.com<p>Este estudo tem como escopo analisar o livro de Karl Marx e Friedrich Engels, intitulado Manifesto do Partido Comunista, sob a perspectiva de Santiago Castro-Gómez, em seu ensaio “Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da “invenção do outro”, correlacionando os autores clássicos com um filósofo contemporâneo. Este escrito não tem o condão de explorar a obra completa de Karl Marx, nem tampouco se debruçar em um estudo aprofundado sobre outros escritores e pensadores marxistas acerca do eurocentrismo. Ressalte-se que não há pretensão sequer de rotular as ideias marxistas como eurocêntricas, mas tão somente identificar a influência de possíveis vestígios desses ideais hegemônicos desse manuscrito, que foi produzido e editado em 1848.</p>2025-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1371OS DESAFIOS DO PROFESSOR ACOMPANHANTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA2025-01-31T17:37:19-03:00Eliana Tenório Sampaiocontato@epitaya.com.brMariceli Pantoja da Silva Alfaiacontato@epitaya.com.br<p>O presente artigo explora o papel do professor acompanhante na educação infantil, com enfoque na inclusão de crianças com deficiência no ambiente escolar regular. A partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, busca-se compreender as funções e desafios enfrentados por esses profissionais e a relação de suas práticas com as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão (LBI, Lei nº 13.146/2015) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo investiga como a formação inicial e continuada pode preparar adequadamente o professor acompanhante para atuar de forma eficaz na construção de uma educação verdadeiramente inclusiva, assegurando o acesso, a permanência e o desenvolvimento integral de alunos com necessidades educacionais especiais. Além disso, a pesquisa aponta que, embora os avanços nas políticas públicas de educação inclusiva tenham criado uma base normativa sólida, ainda persistem lacunas significativas na implementação prática dessas diretrizes. O papel do professor acompanhante transcende o suporte pedagógico, abrangendo também aspectos relacionados à socialização, autonomia e inclusão plena do aluno. A análise teórica se baseia em autores como Mantoan (2003), Mittler (2000) e Pacheco (2007), bem como na Declaração de Salamanca (1994), que enfatiza a necessidade de atender à diversidade no ensino. No entanto, os desafios observados incluem desde a formação inadequada e a falta de clareza nas atribuições do professor acompanhante até dificuldades em colaborar efetivamente com os professores regulares. Para além desses desafios, fatores como a infraestrutura precária das escolas e a ausência de estratégias claras para mediar o relacionamento com as famílias dos alunos contribuem para um cenário em que a inclusão frequentemente se torna mais um ideal do que uma realidade concreta. Ao discutir a BNCC (2018), o artigo destaca sua abordagem integradora, que promove uma visão holística da aprendizagem e estabelece metas claras para atender a todos os estudantes. No entanto, a implementação dessas metas exige mudanças sistêmicas, desde investimentos em tecnologias assistivas e adaptações curriculares até a promoção de uma cultura escolar inclusiva. A pesquisa conclui que, para garantir uma inclusão eficaz, é essencial investir em formação continuada e em políticas públicas mais robustas que articulem diretamente as necessidades da prática escolar com os marcos legais e as diretrizes educacionais. Assim, espera-se que este estudo contribua para reflexões sobre a formação e o reconhecimento do professor acompanhante como um agente indispensável no processo de construção de uma educação inclusiva e democrática.</p>2025-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1372A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA STEAM E SEUS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO2025-01-31T17:40:59-03:00Adelmo de Sousa Silva contato@epitaya.com.brEdson Ferreira Lima contato@epitaya.com.brElves Santos de Freitascontato@epitaya.com.brJosé Roberto da Silva Júniorcontato@epitaya.com.br<p>Este trabalho busca analisar a metodologia <em>STEAM</em> empregada na Educação, uma vez que se trata de uma metodologia ativa que tem o potencial de promover a construção do conhecimento de maneira mais pragmática e estimular os aprendizes a demonstrarem mais proatividade e protagonismo. Objetiva, também, abordar a metodologia <em>STEAM</em>, apontar desafios percebidos no uso da metodologia na Educação, e identificar características que o docente necessita possuir para utilizar tal metodologia em sua prática educacional. Baseando-se metodologicamente na pesquisa bibliográfica foram obtidas informações de relevância acerca da temática. E, por meio da compreensão sobre aspectos da metodologia e desafios de sua utilização na Educação, bem como sobre características necessárias aos profissionais da Educação para utilizarem a metodologia <em>STEAM</em> na Educação, é possível que os docentes possam planejar mais proveitosamente atividades com mais praticidade e que estimulem um engajamento maior dos estudantes. Além do mais, metodologias ativas como a <em>STEAM</em> podem ser um auxílio para tornar as aulas mais significativas e interessantes para os participantes dos processos educacionais, sejam eles os docentes ou os discentes. </p>2025-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1373A TRAGÉDIA DAS CHUVAS EM PETRÓPOLIS/RJ: UMA FATALIDADE? OU UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA? 2025-01-31T17:43:47-03:00Maurício Chatel Vasconcellos Filho contato@epitaya.com.br<p>O presente trabalho é uma pesquisa informativa sobre a tragédia das chuvas em Petrópolis/RJ ocorrida no verão de 2022. Introduz aspectos culturais, geográficos e históricos de Petrópolis de sites temáticos em cultura e em história locais. Aborda a problemática das chuvas de 2022, e faz um paralelo com o déficit habitacional em Petrópolis nas últimas décadas. Por fim, apresenta as últimas informações sobre os atuais acontecimentos e entre eles os dois anos da tragédia em 15 de fevereiro de 2024.</p>2025-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1374POLÍTICAS PÚBLICAS E A PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: O PRINCI?PIO DA ISONOMIA E A RESERVA DO POSSI?VEL 2025-01-31T17:47:44-03:00Fábio Henrique Curancontato@epitaya.com.brMarisa Sandra Luccascontato@epitaya.com.br<p>A análise das políticas públicas e sua relação com a proteção dos direitos fundamentais é um campo de estudo que ganhou destaque nas últimas décadas, especialmente no contexto das sociedades contemporâneas, que enfrentam desafios significativos em termos de justiça social e equidade. O princípio da isonomia, que preconiza a igualdade de tratamento e a não discriminação, emerge como um pilar fundamental para a construção de um Estado democrático que respeite e proteja os direitos de todos os cidadãos. Por outro lado, o conceito de reserva do possível, que limita a efetivação de direitos à capacidade orçamentária do Estado, traz à tona um debate importante sobre as tensões entre a universalidade dos direitos e as restrições financeiras enfrentadas pelas instituições públicas (De Arruda Mauro, 2018).</p> <p>Justifica-se a relevância deste estudo pela necessidade de se aprofundar na compreensão das intersecções entre a isonomia e a reserva do possível, especialmente em um cenário em que as desigualdades sociais se acentuam e a efetivação dos direitos fundamentais se torna um desafio cada vez mais complexo. As políticas públicas, enquanto ferramentas essenciais para a concretização desses direitos, devem ser analisadas à luz dessas duas perspectivas, buscando identificar não apenas as limitações impostas pela reserva do possível, mas também as possibilidades de superação de barreiras que ainda persistem na promoção da igualdade e da justiça social.</p>2025-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-books