https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/issue/feed Epitaya E-books 2024-06-28T12:11:52-03:00 Editora Epitaya contato@epitaya.com.br Open Journal Systems <p class="p1"><span class="s1">A Epitaya E-books é uma plataforma</span> especializada em publicações acadêmicas e conta com um Comitê Editorial formado por consultores científicos reconhecidos em suas áreas de atuação.</p> <p class="p3">O que pode ser registrado na Epitaya E-books?</p> <ul class="ul1"> <li class="li3">Resultados de pesquisa;</li> <li class="li3">Revisão bibliográfica;</li> <li class="li3">Trabalho de Conclusão de Curso;</li> <li class="li3">Dissertação de Mestrado;</li> <li class="li3">Tese de Doutorado;</li> <li class="li3">Outros.</li> </ul> <p class="p1">Nosso foco é atender de maneira transparente com credibilidade para o autor antes, durante e após a publicação. Zelamos pela excelência na publicação de livros e e-books com vistas ao reconhecimento da produção técnica do autor.</p> <p class="p1">A Equipe é formada por profissionais qualificados e aptos a esclarecer as demandas durante todo o processo de publicação.</p> <p class="p1">#EpitayaEbooks</p> https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1149 SABERES E INOVAÇÃO: PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES 2024-06-26T16:24:19-03:00 Helena Portes Sava de Farias helenasava@gmail.com <p>Com imenso prazer, apresentamos "Saberes e Inovação: Perspectivas Multidisciplinares", uma coletânea que reúne 13 capítulos escritos por autores de todas as regiões do Brasil. Esta obra é um testemunho da diversidade e da riqueza do conhecimento brasileiro, abordando temas que transitam entre diferentes áreas do saber e que refletem as múltiplas realidades do nosso país.</p> <p>O livro abre com uma discussão profunda sobre as "Crianças Negras: Infância Roubada na Sociedade Escravocrata e na Sociedade Contemporânea", analisando as continuidades e rupturas no tratamento dado às crianças negras ao longo da história. Em seguida, o capítulo "A Importância da Arte no Processo de Desenvolvimento Cognitivo na Educação Infantil" destaca como a arte pode ser um instrumento poderoso na formação cognitiva das crianças.</p> <p>O tema da educação continua no terceiro capítulo, "Leitura e Escrita nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Uma Análise sobre as Práticas de Letramento", que explora as práticas de letramento e seus impactos na formação dos estudantes. "Perspectivas e Ações Terapêuticas às Políticas Públicas Voltadas para o Autismo: Pensando no Hoje para Chegarmos ao Amanhã" é o quarto capítulo, trazendo reflexões e propostas para a inclusão e tratamento de pessoas com autismo.</p> <p>A obra também aborda temas de tecnologia e ciência aplicada, como "Aplicabilidade dos Tensoativos em Produtos Cosméticos" e "Problem-Based Learning: Uma Análise das Potencialidades no Curso de Graduação em Farmácia". Esses capítulos mostram como a inovação e a pesquisa estão transformando práticas e produtos em diferentes campos.</p> <p>A agricultura de precisão é discutida nos capítulos "Deriva na Pulverização de Calda Aplicada por Aeronave Remotamente Pilotada em uma Lavoura de Café Conilon" e "Aplicação de Agrotóxicos por Meio de Aeronaves Remotamente Pilotadas: Uma Análise Bibliométrica", além do capítulo em inglês "Mitigation of the Effects of Pesticide Drift Applied by Unmanned Aerial Vehicles". Esses textos trazem um olhar detalhado sobre o uso de tecnologias avançadas na agricultura e seus impactos.</p> <p>Os desafios e possibilidades no uso de tecnologias digitais na educação infantil durante a pandemia são explorados em "Educação Infantil na Pandemia: Desafios e Possibilidades no Uso das Tecnologias Digitais". A importância do lúdico no ensino-aprendizagem é tratada no capítulo "A Perspectiva Lúdica no Processo de Ensino-Aprendizagem".</p> <p>O comércio eletrônico e os direitos do consumidor são abordados em "O Comércio Eletrônico na Atualidade: As Compras Online e o Direito do Consumidor", mostrando as transformações no comportamento de compra e a proteção do consumidor nesse novo cenário.</p> <p>Por fim, "Dinâmica da Inclusão: 'As Peças se Encaixam'" fecha a coletânea com uma reflexão sobre a inclusão social e educacional, propondo caminhos para uma sociedade mais justa e inclusiva.</p> <p>"Saberes e Inovação: Perspectivas Multidisciplinares" é uma obra que celebra a diversidade do conhecimento e convida o leitor a refletir sobre as múltiplas facetas da inovação e do saber em nosso país. Esperamos que esta leitura inspire novas ideias e ações em cada um dos seus leitores.</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1134 CRIANÇAS NEGRAS: INFÂNCIA ROUBADA NA SOCIEDADE ESCRAVAGISTA E NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 2024-06-25T19:12:52-03:00 Raimunda Débora Pinto Nascimento dlsnascimento1975@gmail.com <p>As crianças estão por toda parte. Nas escolas, ruas, praias, fazenda, shopping etc. Sabemos que elas têm destinos diversos. Existem as que só estudam, as que trabalham, as que brincam, as que roubam, as que tem famílias, as que vivem em orfanatos ou aquelas que simplesmente vivem nas ruas, sendo exploradas por terceiros e muitas vezes seus próprios pais.</p> <p>Essas quase onipresença infantil nos leva a algumas questões. Será que as crianças sempre viveram assim? Será que todas tiveram ou tem as mesmas oportunidades? O lugar da criança branca e o mesmo lugar da criança negra na sociedade? Por que precisamos dá as crianças negras a visibilidade que elas merecem?</p> <p>Precisamos entender que a história sobre a crianças no Brasil, assim como no resto do mundo, vem mostrando que existe uma enorme diferença entre o mundo infantil apresentado pelas organizações interacionais, ONG’s ou por autoridades e aqueles no qual a criança encontra-se cotidianamente imersa.</p> <p>O mundo do que a criança deveria “ser” ou “ter” é diferente daquele onde ela vive ou, na maioria das vezes sobrevive.</p> <p>Neste trabalho de pesquisa, abordarei a questão da escravidão no Brasil no período colonial, no que tange às crianças negras e escravizadas. Meu objetivo é destacar alguns aspectos da infância dessas crianças que a história por muitas vezes não menciona, deixando-as de certa forma invisível.</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1135 A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2024-06-25T19:16:58-03:00 Raimunda Débora Pinto Nascimento dlsnascimento1975@gmail.com Maria Vandia Guedes Lima contato@epitaya.com.br <p>O artigo trata sobre A importância da arte no processo de desenvolvimento cognitivo na educação infantil tendo como objetivo principal apresentar a arte como uma importante ferramenta para o desenvolvimento infantil dentro do contexto escolar e na formação de indivíduos capazes de se desenvolver integralmente. Para fundamentar esse estudo buscou-se pautar em vários teóricos como: Costa (2006), Zabalza (1998) Vygotsky (2014), e outros. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. O estudo apresenta a arte em sua dimensão global e suas diferentes formas de contribuição para o desenvolvimento da criança. Diante das leituras conclui-se que os teóricos tem um olhar inovador e positivo sobre a introdução da arte&nbsp; como sode formação do ser, pois promover a arte na educação infantil e possibilitar, é dar liberdade, é permitir a ação entre o cognitivo e o afetivo , pois através das diferentes manifestações artísticas a criança consegue liberar suas inibições, criatividade, imaginação e autoestima.&nbsp;</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1136 LEITURA E ESCRITA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO 2024-06-25T19:19:04-03:00 Vanda Ester Lira Costa vandaester07@gmail.com <p>Atualmente há uma grande necessidade de se desenvolverem habilidades de leitura e de escrita para o melhor desempenho dos alunos nas práticas sociais. Percebe-se, no entanto, um abismo entre as práticas de leitura e de escrita trabalhadas na escola e seu efetivo uso na sociedade. Neste contexto, ensinar a ler e a escrever deve ser uma das principais funções da escola, porém o ensino ainda está preso a propostas metodológicas tradicionais, em que o professor é personagem principal e fonte única do discurso, sem dar ao aluno a oportunidade de assumir uma postura mais ativa em sala de aula. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é compreender o desenvolvimento do processo de aprendizagem da leitura e da escrita nas turmas do Ensino Fundamental Maior em um contexto de ensino (não) voltado para as práticas de letramento. A base teórica é constituída principalmente por: Magda Soares (2012), Ângela B. Kleiman (2012), Sírio Possenti (2012), Delia Lerner (2002), dentre outros.&nbsp; A metodologia aplicada é o a pesquisa bibliográfica. Espera-se que este trabalho possa contribuir para que o tema letramento seja contemplado ainda mais nas ações dos docentes na sala de aula, contribuindo, assim, para o sucesso escolar e social dos estudantes.&nbsp;&nbsp;</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1137 PERSPECTIVAS E AÇÕES TERAPÊUTICAS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O AUTISMO: PENSANDO NO HOJE PARA CHEGARMOS AO AMANHÃ 2024-06-25T19:26:17-03:00 Ghirlanny da Costa Albuquerque contato@epitaya.com.br Fernanda Vieira Soares fvspsi@gmail.com Micheliny Gomes Barreira contato@epitaya.com.br Francisca Suzana Ricarte de Lima contato@epitaya.com.br Bráulio Costa Teixeira contato@epitaya.com.br <p>persistentes em, pelo menos, três áreas do desenvolvimento humano: 1. a comunicação social (verbais ou não verbais); 2. a interação social em múltiplos contextos, incluindo a reciprocidade social e habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos e; 3. Comportamentos e interesses restritos, repetitivos e estereotipados. (OPAS, 2023; OLIVEIRA, 2023; APA, 2014).</p> <p>As alterações do espectro autista se iniciam na infância e tendem a persistir na adolescência e fase adulta. O fato de termos um espectro em relação aos sinais e sintomas, implica em termos pacientes com um quadro clínico leve e podendo ter uma vida independente. Contudo, poderemos ter quadro mais graves e demandando acompanhamento e cuidados ao longo de toda a vida. (OPAS, 2023; OLIVEIRA, 2023)</p> <p>De acordo com o Centers for DiseaseControlandPrevention CDC -Centro de Controle de Prevenção e Doenças localizado nos Estados Unidos, neste ano de 2023 atualizou a prevalência do autismo, na qual 1 em cada 36 crianças com 8 anos de idade são autistas (https://www.cdc.gov).</p> <p>Estima-se que, no Brasil, exista por volta de 2 milhões de autistas e destes, em média 500 mil tenham menos de 20 anos e em torno de 200 mil sejam menores de 5 anos. Os dados podem ser imprecisos em função das limitações existentes na detecção precoce, diagnóstico e tratamento adequado. Somam-se ainda, questões de acesso, falta de informação, discriminação, estigmas, violação dos direitos humanos e demais variáveis sociopolítico e econômicas (ALMEIDA; NEVES, 2020).</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1138 APLICABILIDADE DOS TENSOATIVOS EM PRODUTOS COSMÉTICOS 2024-06-25T19:30:06-03:00 Paula Souza Prestes Garcia paula.souza@professor.fait.edu.br José Geraldo Mota Júnior contato@epitaya.com.br Isabelly da Silva Venancio Macedo contato@epitaya.com.br Elisane Antunes Talacimon contato@epitaya.com.br <p>Atualmente o Brasil ocupa a 4ª posição como consumidor mundial de cosméticos, atrás apenas dos EUA, da China e do Japão. Os tensoativos são componentes que são amplamente utilizados em produtos cosméticos e de higiene pessoal, fazendo com que o conhecimento desta classe de adjuvantes, seja de suma importância para entender como sua estrutura química interferirá na aplicabilidade dos produtos que o contenham. Desta forma, foi realizado um estudo de revisão bibliográfica sobre o que são essa classe de componentes, os diferentes tipos que existem no mercado para uso cosmético, bem como suas aplicabilidades. Verificou-se que o estudo dos tensoativos em produtos cosméticos foi de suma importância, uma vez que vários produtos os contêm e que para cada produto, os tensoativos atuam de forma diferente, sendo diretamente influenciados pela sua estrutura química. Esta estrutura interfere diretamente nas características físico-químicas e de performance dos produtos que os contenham em sua formulação.</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1139 PROBLEM-BASED LEARNING: UMA ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 2024-06-25T19:37:58-03:00 José Geraldo Mota Júnior j.mota@unesp.br Paula Souza Prestes Garcia j.mota@unesp.br Isabelly da Silva Venancio Macedo contato@epitaya.com.br Elisane Antune Talacimon contato@epitaya.com.br <p>A educação farmacêutica, na perspectiva da formação inicial do farmacêutico de nível superior, está se adequando com o passar do tempo. O perfil que se espera de um graduado é efeito de um conjunto de habilidades desenvolvidas na formação inicial, nos cursos de graduação. Diante disto, é exigido que o nível organizacional docente, bem como suas estratégias para atingimento de metas, esteja alocado a esse perfil, possibilitando a formação de um profissional competente para exercer suas atividades. O uso das metodologias baseadas em resolução de problemas, como é definida a perspectiva PBL, é aliada neste processo. Este artigo tem como objetivo analisar a potencialidade do PBL nos cursos de Farmácia, alinhando o plano de curso com o perfil que se espera dos graduandos.</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1141 DERIVA NA PULVERIZAÇÃO DE CALDA APLICADA POR AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA EM UMA LAVOURA DE CAFÉ CONILON 2024-06-25T19:46:39-03:00 Thávyla Moreira Santos contato@epitaya.com.br Maria Luisa Carvalho Aiala contato@epitaya.com.br Thales Gomes dos Santos contato@epitaya.com.br João Guilherme Pereira Nunes contato@epitaya.com.br Maria Eduarda Audizio Ribeiro contato@epitaya.com.br Maria Eduarda da Silva Barbosa contato@epitaya.com.br Luis Felipe Oliveira Ribeiro contato@epitaya.com.br André Luiz Oliveira Cirqueira contato@epitaya.com.br Edney Leandro da Vitória vitoria.edney@gmail.com <p>O café conilon desempenha um papel vital na economia do Espírito Santo, sendo o segundo maior produtor de café do Brasil. A cultura do café gera empregos e receita significativa para o estado, porém, enfrenta desafios no manejo fitossanitário de pragas, doenças e plantas daninhas, que podem comprometer a qualidade e produtividade da colheita. A utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs) na aplicação de defensivos agrícolas mostra um potencial significativo para melhorar o manejo fitossanitário do café conilon. Essas aeronaves permitem pulverização precisa e eficiente, atingindo áreas de difícil acesso e proporcionando distribuição uniforme dos produtos, reduzindo custos de produção e minimizando riscos ambientais e de saúde, além de otimizar a produção. Este estudo objetivou determinar a deriva de calda pulverizada em uma lavoura de café conilon sob diferentes condições operacionais e climáticas. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso, com tratamentos organizados em esquema fatorial 2 x 2. O primeiro fator foi as taxas de aplicação (10,0 e 15,0 L ha-1) e o segundo, as alturas de voo da aeronave (3,0 e 4,0 metros). Balizas de policloreto de vinila com placas de acrílico foram instaladas para fixar etiquetas de papel hidrossensível, posicionadas a uma distância de 8 metros para dentro da lavoura, começando a partir da 5ª entrelinha do cafeeiro, na direção do vento, distribuídas em intervalos de 3, 6, 9, 12 e 15 metros, para quantificar a deriva da pulverização pela ARP. Os resultados mostraram que as alturas de voo influenciam mais na ocorrência de deriva do que as taxas de aplicação. Com o aumento da distância, o risco de deriva diminui.</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1143 A AUTOMEDICAÇÃO NO DIA A DIA DA POPULAÇÃO PERNAMBUCANA 2024-06-25T19:54:56-03:00 Anelli de Sena Araújo Leandro anellisena76@gmail.com Matheus de Lima Silva contato@epitaya.com.br Fernanda Kelly Ferreira de Souza contato@epitaya.com.br Cleudisman Alves do Nascimento contato@epitaya.com.br Gerson José dos Santos contato@epitaya.com.br Marcio Robson Alves da Rocha contato@epitaya.com.br Layse Souza Vasconcelos contato@epitaya.com.br Maria Carolaine da Conceição contato@epitaya.com.br <p>A automedicação é uma prática que vem passando de pai para filho e acomete uma grande parte da população brasileira na qual ocasiona várias complicações e danos à saúde da população, isso afeta diretamente a saúde e se faz necessário que haja uma intervenção farmacêutica para que a atuação desse profissional seja eficaz para sanar e diminuir essa prática. E em Pernambuco não é diferente, é comum ver a população adulta pernambucana, fazendo compra no balcão da farmácia que é um estabelecimento de saúde como se estivesse em um supermercado fazendo a compra do mês. É importante que o profissional farmacêutico consiga atuar de maneira consistente na indicação de MIPS, uma vez que os motivos que levam a prática da automedicação são diversos, como para alívio de dores e sintomas, falta de tempo para ir ao médico, burocracia no atendimento do SUS, indicação de amigo, vizinhos ou parentes, falta de informação, entre outros. Diante dessa realidade, este trabalho pretendeu-se ser a resposta a seguinte pergunta: Qual o motivo que leva a população Pernambucana a se automedicar? Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é descrever a realidade que leva a prática da automedicação da população Pernambucana. E para isso, utilizou-se desenvolver os seguintes objetivos específicos: identificar os principais problemas que levam a automedicação; compreender os principais fármacos utilizados na automedicação e por fim apresentar a importância do uso racional do uso de medicamentos e o papel do farmacêutico nessas ações. A metodologia utilizada foi uma pesquisa investigativa, por meio de um questionário elaborado com 30 perguntas e respondidas por 60 farmacêuticos de drogarias da grande Recife e região metropolitana e 10 farmacêuticos do interior do estado de Pernambuco, totalizando 70 profissionais farmacêuticos. Conclui-se que os objetivos foram alcançados com a pesquisa, visto que a atuação do farmacêutico, é essencial quando se trata da automedicação, sendo este profissional fundamental na orientação da população sobre os fármacos de venda livre e principalmente que essa aquisição ocorra de forma controlada e consciente.&nbsp;</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1144 A PERSPECTIVA LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 2024-06-25T19:57:44-03:00 Deilma Barbosa Santos Silva contato@epitaya.com.br <p>Discutir a ludicidade no processo de construção do conhecimento, especialmente no contexto infantil, constitui uma empreitada desafiadora e enriquecedora, que exige uma abordagem abrangente e aprofundada. Este artigo propõe o estudo das atividades lúdicas em suas diversas facetas, destacando sua importância central no processo de ensino-aprendizagem. Observa-se um desinteresse significativo em relação às atividades lúdicas no âmbito escolar, o que justifica a necessidade de uma análise detalhada sobre o tema. Este trabalho tem como objetivo investigar as diferentes manifestações da ludicidade e analisar as relações entre essas manifestações e o aprendizado, considerando o papel dos interlocutores no ambiente escolar. A proposta é examinar as implicações pedagógicas do uso de jogos, brinquedos, brincadeiras e música, entre outros recursos lúdicos, e discutir como esses elementos devem ser concebidos e utilizados pelos educadores. A abordagem adotada neste estudo baseia-se em subsídios teóricos fornecidos por autores renomados, como Kishimoto, Piaget e Vygotsky, entre outros. Através dessa fundamentação teórica, busca-se dar sentido e credibilidade às reflexões e análises apresentadas, evidenciando a importância da ludicidade na prática pedagógica e seu impacto positivo no desenvolvimento cognitivo e social das crianças.</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1145 O COMÉRCIO ELETRÔNICO NA ATUALIDADE: AS COMPRAS ONLINE E O DIREITO DO CONSUMIDOR 2024-06-26T13:44:29-03:00 Roberta Lísie D’Almeida Barcelos Ribeiro contato@epitaya.com.br <p>O direito do consumidor está cada vez mais em ascensão tendo em vista que o comércio eletrônico possui milhares de adeptos que utilizam a <em>internet</em>, seja através do <em>notebook</em> ou do celular, com o intuito de realizarem compras <em>online</em>. As negociações pela <em>web </em>caracterizam-se pela oferta do produto ou serviço feita de modo audiovisual através de uma página da <em>internet </em>de modo que o cliente se manifesta pela efetivação da compra por meio de um clique. Com essa atual realidade das compras virtuais que permite a aquisição de bens na comodidade de se estar em casa ou em qualquer outro lugar do mundo. Tema bastante atual, o comércio eletrônico diz respeito às negociações realizadas pela rede mundial de computadores, caracterizada pela oferta do produto feita de modo audiovisual por uma página da <em>internet</em>. As transações via <em>web</em> são sinônimos de comodidade e rapidez, pois, o comércio virtual oferece uma proximidade entre cliente e fornecedor, demonstrando deste modo que já não existem fronteiras no mundo dos negócios, bastando um simples, clique, e a aquisição de um determinado produto ou serviço torna-se perfeitamente viável. Ao contrário do que se pensava, o <em>e-commerce</em> não veio para substituir o varejo tradicional, mas sim, para atuar de forma integrada com as lojas físicas utilizando-se das vantagens que os meios eletrônicos propiciam. Desta forma, verifica-se a atualidade do tema tendo em vista que a maior parte das empresas já estão praticando ativamente o comércio eletrônico junto com o atendimento presencial e outra pequena parcela de estabelecimentos comerciais estão remodelando-se à essa nova realidade.</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1146 APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS POR MEIO DE AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA 2024-06-26T13:47:38-03:00 Edney Leandro da Vitória vitoria.edney@gmail.com André Luiz Oliveira Cirqueira contato@epitaya.com.br <p>A pulverização de defensivos e fertilizantes agrícolas por meio de veículos aéreos não tripulados é uma importante tecnologia para fornecer aplicações eficientes e eficazes destes produtos. Por se tratar de uma tecnologia com potencial bastante elevado e diversificado, utilização destes veículos na agricultura tem aumentado consideravelmente. Por meio da bibliométria foi possível construir indicadores destinados a avaliar a produção científica ao longo dos anos. Foi realizada uma pesquisa na base de dados <em>Scopus</em> com os termos <em>Unmanned Aerial Vehicle</em>, <em>Unmanned Aircraft System</em>, <em>Remotely Piloted Aircraft e Drone</em>. Com intuito de restringir a pesquisa a termos relacionados a agricultura, utilizou-se os termos <em>Agriculture, Agricultural Engineering, Crops, Farm and Tillage; </em>e por fim os termos <em>Pesticides e Fertlizers, </em>restringindo às publicações relativas aos estudos com defensivos e fertilizantes agrícolas. Somente registros em inglês provenientes do período de 2012 e a 2022 foram selecionados e o <em>software VOSviewer</em> foi utilizado para as análises cientométricas. A utilização dos veículos aéreos não tripulados ainda passa por transformações e está diretamente relacionada ao avanço da tecnologia inserida nestes equipamentos. A análise bibliométrica apresenta resultados que indicam a necessidade de investimentos em pesquisas sobre a utilização dos VANTs na aplicações de defensivos e fertilizantes agrícolas em países em desenvolvimento, destaca-se o Brasil, por ter o setor agropecuário responsável por aproximadamente 33% do produto interna bruto e ser um dos maiores produtos agrícolas do mundo.</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1147 MITIGATION OF THE EFFECTS OF PESTICIDE DRIFT APPLIED BY UNMANNED AERIAL VEHICLES 2024-06-26T13:50:44-03:00 Edney Leandro da Vitória vitoria.edney@gmail.com André Luiz Oliveira Cirqueira contato@epitaya.com.br <p>The application of agricultural pesticides has proven to be crucial in controlling pests and diseases in various crops. Recently, the use of unmanned aerial vehicles (UAVs) or UAVs has gained prominence due to the precision and efficiency they provide. However, pesticide drift during aerial application remains a significant concern as it can cause contamination of non-target areas, affecting human health and the environment. This summary aims to discuss techniques and practices to mitigate the effects of pesticide drift applied by UAVs.</p> <p>UAV technology allows for more localized and controlled application of agricultural pesticides, which in theory can reduce drift. Recent studies highlight advances such as specialized nozzles and real-time spray control systems designed to minimize smaller particles that are more susceptible to wind displacement (ZHAO et al., 2023). Additionally, efficient route programming and application during favorable weather conditions are strategies that show potential in reducing drift.</p> <p>Climatic conditions such as wind, temperature, and relative humidity play a central role in pesticide drift. Application in cooler temperatures and low wind speeds can significantly reduce particle dispersion outside the target area (LI et al., 2024). The implementation of meteorological sensors in UAVs can provide real-time data to decide whether to suspend or continue spraying, promoting safer and more effective application.</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1148 DINÂMICA DA INCLUSÃO: “AS PEÇAS SE ENCAIXAM” 2024-06-26T16:17:30-03:00 Andreia Araújo Marcolino andreiasaude2024@gmail.com <p><strong>Introdução:</strong> A Dinâmica da Inclusão: “As peças se encaixam” ( são peças de quebra- cabeça coloridas),&nbsp; iniciou a partir de uma pesquisa no ano de 2022&nbsp; quando iniciei a graduação de Biomedicina&nbsp; e dando continuidade em 2023 e 2024&nbsp;&nbsp; a partir de várias experiencias com aprendentes,&nbsp;&nbsp; pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtornos do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)&nbsp; e com Dificuldade de aprendizagem,&nbsp; famílias, pacientes idosos que apresentavam (Alzheimer Parkinson, deficiências e psiquiatria depressão com foco na estimulação da&nbsp; reabilitação cognitiva. E contribuindo para profissionais da área de educação (escola- Sala de AEE), saúde (espaço terapêutico), Empresa, seminários, palestras e formações para professores. Após observar que o nosso corpo está em constante movimento principalmente os movimentos a partir dos pés e mãos e dos dedos. Essas partes do corpo humano ativam o sistema nervoso Central (SNC) que é responsável por receber e processar informações. Por mais que os pacientes que apresentam Autismo tenham prejuízos e alterações a dinâmica da inclusão favorece e podemos observar que cada ser é único. E no seu tempo os aprendentes atípicos descobriram maior variedade de formas de encaixe das peças e apresentaram mais criatividades com um olhar além das habilidades e possibilidades.<strong> Objetivos:</strong> Conscientizar sobre a temática da Inclusão nos dias atuais nas instituições e nos aprendentes e pacientes estimulando o sistema Nervoso Central (SNC) com o foco além da matemática infinita possibilidades de faces, contagem formação de figuras geométricas, um recurso que desenvolve o cognitivo leitura e escrita principalmente nas primeiras series do ensino fundamental (alfabetização) que pode ser fácil de ser feito ou comprado. Um recurso que pode ser usado na educação, saúde e empresarial com uma maneira diferente de ver o mundo na sua essência de Amor e inclusão. A dinâmica da inclusão&nbsp;&nbsp; é muito boa para a estimulação cognitiva da memória, os principais benefícios da Dinâmica da inclusão: “As peças se encaixam” :Quebra-Cabeça - Estimula o cérebro - Desenvolvimento das habilidades cognitivas e aumentando o raciocínio e melhorando as suas habilidades - Memória - achar as peças de encaixe uma para outras faz com que a pessoa acumule informações sobre os formatos e quais seus possíveis pares.- Coordenação Motora - Estimula a coordenação motora ainda na primeira infância. O fato de tentar encaixar uma pecinha na outra, é um grande estímulo para o controle dos movimentos dos braços, dos olhos e das mãos - Interação Social - É um ótimo instrumento de socialização. Durante a brincadeira há interação, colaboração, competição, conquistas e compartilhamento de acertos e erros com toda a turma e com equipes de trabalhos em formações. - Fomenta Percepção - capacidades de observar, comparar, analisar e sintetizar as ideias de novas habilidades e criatividades.</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Epitaya E-books