https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/issue/feedEpitaya E-books2025-02-25T13:26:40-03:00Editora Epitayacontato@epitaya.com.brOpen Journal Systems<p class="p1"><span class="s1">A Epitaya E-books é uma plataforma</span> especializada em publicações acadêmicas e conta com um Comitê Editorial formado por consultores científicos reconhecidos em suas áreas de atuação.</p> <p class="p3">O que pode ser registrado na Epitaya E-books?</p> <ul class="ul1"> <li class="li3">Resultados de pesquisa;</li> <li class="li3">Revisão bibliográfica;</li> <li class="li3">Trabalho de Conclusão de Curso;</li> <li class="li3">Dissertação de Mestrado;</li> <li class="li3">Tese de Doutorado;</li> <li class="li3">Outros.</li> </ul> <p class="p1">Nosso foco é atender de maneira transparente com credibilidade para o autor antes, durante e após a publicação. Zelamos pela excelência na publicação de livros e e-books com vistas ao reconhecimento da produção técnica do autor.</p> <p class="p1">A Equipe é formada por profissionais qualificados e aptos a esclarecer as demandas durante todo o processo de publicação.</p> <p class="p1">#EpitayaEbooks</p>https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1-134PRÁTICAS E INOVAÇÃO NA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR2025-02-25T10:50:03-03:00Bruno Matos de Fariascontato@epitaya.com.br<p>A complexidade dos desafios contemporâneos exige olhares diversos e interconectados. O conhecimento, para ser plenamente compreendido e aplicado, precisa transitar entre disciplinas, promovendo diálogos enriquecedores e soluções inovadoras. É com essa perspectiva que apresentamos <strong>"Práticas e Inovação na Abordagem Multidisciplinar"</strong> , uma coleção de artigos científicos que reflete a riqueza e a profundidade das pesquisas realizadas em diferentes áreas do saber.</p> <p>Este livro reúne estudos e experiências que demonstram como a interdisciplinaridade e a inovação podem transformar a forma como enfrentamos problemas teóricos e práticos em variados campos do conhecimento. Os capítulos abordam temas relevantes e atuais, trazendo contribuições de pesquisadores e especialistas comprometidos com a produção acadêmica de impacto.</p> <p>Ao longo desta obra, os leitores encontrarão reflexões, metodologias e estudos de caso que evidenciam a importância do diálogo entre áreas específicas, consolidando um repertório teórico e prático essencial para acadêmicos, profissionais e estudantes. Mais do que uma coleção de artigos, este livro é um convite à construção coletiva do conhecimento, valorizando a interação entre saberes e incentivando novas perspectivas de pesquisa e atuação.</p> <p>Que esta publicação serve como inspiração e referência para todos aqueles que buscam compreender e aplicar a multidisciplinaridade em suas práticas profissionais e acadêmicas.</p>2025-02-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1378TECNOLOGIA E HUMANIZAÇÃO: REPENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E REFLEXIVA2025-02-25T10:29:30-03:00Rogélio Ferreira de Sousa contato@epitaya.com.brVanessa Moreira Creccicontato@epitaya.com.br<p>Este trabalho buscou investigar o impacto da integração de tecnologias emergentes no ensino da história e cultura do Oriente Médio em ambientes educacionais. Diante do reconhecido desafio de despertar o interesse dos alunos por regiões geográficas e culturais distantes de suas realidades cotidianas, o objetivo geral deste projeto foi avaliar como o uso de ferramentas tecnológicas inovadoras poderia enriquecer o aprendizado e fomentar uma compreensão sobre o Oriente Médio. O desenvolvimento do projeto envolveu a aplicação de uma metodologia que combinou a coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos, oriundos de questionários aplicados a alunos e professores, com o intuito de capturar suas experiências, percepções e o grau de engajamento proporcionado pelo uso de tecnologias na exploração do conteúdo proposto. O estudo também contemplou a implementação de recursos tecnológicos variados, como plataformas de aprendizagem interativa e ferramentas digitais de colaboração, para mediar o estudo da história e cultura do Oriente Médio. As considerações finais destacam a eficácia da integração de tecnologias no processo educacional, evidenciada pelo aumento do interesse e conhecimento dos alunos sobre o Oriente Médio. Foi observado que o emprego de recursos tecnológicos, não somente facilitou o acesso a informações diversificadas e autênticas sobre a região estudada, mas também promoveu uma maior interatividade e participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Além disso, os resultados apontam para a importância de superar barreiras existentes na adoção de tecnologias educacionais, como a necessidade de formação específica para educadores e a melhoria da infraestrutura tecnológica nas escolas. Este estudo contribui para o campo da educação ao demonstrar que a incorporação consciente e estratégica de tecnologias no ensino de conteúdos culturais e históricos pode resultar em experiências de aprendizagem enriquecedoras, estimulando o interesse e a curiosidade dos alunos por conhecer e entender culturas diferentes da sua. Encoraja-se, portanto, a continuação da pesquisa e desenvolvimento de práticas pedagógicas que integrem as tecnologias emergentes de forma a tornar o aprendizado mais relevante e atraente para os estudantes de hoje.</p>2025-02-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1379METODOLOGIAS ATIVAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS 2025-02-25T10:31:46-03:00Ocimara Martins de Angelo Nascimento contato@epitaya.com.brTássio José da Silva contato@epitaya.com.br<p>Este estudo visa discutir a relevância da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para uma experiência educacional significativa, incorporando tecnologias digitais. Utilizando pesquisa bibliográfica como metodologia, exploramos como a ABP, ao privilegiar o interesse e conhecimento dos alunos, proporciona aprendizagem significativa. O estudo destaca a importância da metodologia ativa, que potencializa aprendizagens e contribui para o protagonismo do estudante. A clareza nos objetivos e o envolvimento dos alunos são essenciais nessa abordagem, exigindo dos educadores uma postura mediadora e flexibilidade durante o desenvolvimento do projeto. A integração da aprendizagem baseada em projetos com tecnologia digital, conforme indicado por estudiosos, pode aprimorar o processo educacional, elevando a qualidade da Educação. Atualmente, a sociedade demanda uma educação que prepare os alunos para enfrentar novas situações diariamente, adotando novas formas de pensar e práticas pedagógicas que incorporem as tecnologias digitais. Este estudo destaca a necessidade de uma abordagem pedagógica inovadora para atender a essas demandas, enfatizando a sinergia entre ABP e tecnologia digital como catalisadores para uma educação de qualidade.</p>2025-02-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1380METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA2025-02-25T10:34:17-03:00Andreia Asoia Bertocini de Almeidacontato@epitaya.com.brMichelle Patrícia Paulista da Rochacontato@epitaya.com.br<p>Este estudo sobre Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa tem como objetivo, responder ao questionamento: Como as metodologias ativas, especificamente a metodologia de projetos combinada com o uso de mídias digitais, podem ser aplicadas para promover a aprendizagem significativa em um ambiente educacional contemporâneo? Aqui será discutido a importância do trabalho na educação partindo das Metodologias Ativas desenvolvendo as através das Metodologias de Projetos, propondo aulas onde os alunos são protagonistas de seu saber e o professor mediador, despertando dessa forma uma Aprendizagem Significativa que fomenta no aluno a vontade de buscar respostas as indagações, por serem propostas que partem do interesse e de conhecimentos prévios destes, introduzindo nesse contexto também a utilização das tecnologias digitais. Para seu desenvolvimento foi empregada a metodologia de pesquisa bibliográfica. Realizadas em diferentes bibliografias em seu contexto podemos perceber que os autores acreditam nessas propostas de ensino diante das necessidades da escola se adequar a essa geração digital as aulas tradicionais mecânicas não prendem a atenção dos estudantes sedentos de inovações. Uma ênfase sobre a importância de se ter um bom planejamento, de estar preparado para os novos desafios e da necessidade de bons cursos de formação para os profissionais. Afinal é essencial termos professores bem preparados para contribuir com a qualificação dos alunos e de forma direta com toda a sociedade.</p>2025-02-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1381AMBIENTES DE APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO: OS DESAFIOS DE SE MANTER O INTERESSE DOS ESTUDANTES NO AMBIENTE ESCOLAR2025-02-25T10:35:53-03:00Janaina Aparecida dos Santoscontato@epitaya.com.br<p>O presente trabalho busca refletir sobre um fator apontado por professores da educação básica como causador do baixo rendimento escolar dos alunos e a baixa adesão destes nas ações desenvolvidas pelos professores entendido como ausência de engajamento e efetiva participação destes nas atividades propostas, a motivação. Para esta reflexão partimos das considerações de Boruchovitch sobre o entendimento do conceito de motivação, complementadas por autores como Tapia e Campos que abordam a motivação no ambiente escolar. Essa abordagem sobre a motivação e seu papel crucial no desenvolvimento de aprendizagens significativas é seguido de considerações sobre o entendimento de ambientes de aprendizagem aqui focado no ambiente escolar tradicional e sua imersão no ensino online, especificamente na modalidade híbrida, ação catalisada pela ocorrência da Covid 19 e que irá requerer do ambiente escolar uma reestruturação para atender as demandas de aprendizagem em um período onde o convívio social na escola não era possível. Esse pois é um trabalho de revisão bibliográfica na qual as considerações acerca de motivação e atuação em distintos ambientes de aprendizagem tomam como base a experiencia em sala de aula e da qual se pode concluir que o quadro de desmotivação de nossos alunos estende-se também aos nossos professores e a análise final nos leva a concluir que este quadro é passível de reversão quando o ambiente escolar se propor aberto para novas e estimulantes metodologias, dentre as quais se insere o ensino híbrido e o uso de estratégias de ensino mediada por tecnologias.</p>2025-02-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1382TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES AOS PROFESSORES 2025-02-25T10:38:17-03:00Andréia Ferreira Nascimento de Paula contato@epitaya.com.brAdriana Zampieri Martinaticontato@epitaya.com.br<p>A presença de tecnologias nas últimas décadas influenciou muito os métodos de comunicação e aprendizagem. É fundamental realizar pesquisas que lancem novas luzes sobre as tecnologias para a comunidade acadêmica e seus estudantes, a fim de potencializar o desenvolvimento educacional e alcançar resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem. O principal objetivo deste estudo foi analisar os principais desafios enfrentados pelos professores ao utilizar Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em sala de aula. Este estudo assume a forma de uma pesquisa bibliográfica conduzida por meio de uma revisão de literatura e documental, com uma abordagem qualitativa e natureza básica, com o objetivo exploratório ao tema. É evidente que as tecnologias digitais de informação e comunicação desempenham um papel vital na construção do conhecimento, tornando-as indispensáveis na educação contemporânea. Os educadores devem passar por formação na área de tecnologia. As conclusões demonstram consistentemente que a integração das tecnologias digitais é uma ferramenta altamente valiosa que promove o envolvimento e a colaboração na educação, resultando em aulas divertidas e interativas para os alunos. No entanto, esta abordagem exige que os professores adotem uma mentalidade crítica e reflexiva, adaptando o uso da tecnologia às circunstâncias individuais de cada aluno. Isto garante que todos tenham igual acesso e compreendam os potenciais benefícios pedagógicos que a tecnologia oferece. Foram identificados numerosos desafios, incluindo acesso limitado à internet e recursos tecnológicos, bem como preparação inadequada entre professores e famílias. Apesar destes obstáculos e das disparidades associadas à incorporação de tecnologias digitais na aprendizagem remota, é evidente que elas têm a capacidade de facilitar diversas experiências de ensino e aprendizagem aos alunos.</p>2025-02-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1383TECNOLOGIAS DIGITAIS: O USO DA ABORDAGEM TECNOLÓGICA EM FAVOR DA CULTURA DIGITAL 2025-02-25T10:40:25-03:00Maria José Silvacontato@epitaya.com.brRaimundo Nonato de Carvalho Junior contato@epitaya.com.br<p>A educação contemporânea enfrenta o desafio de adaptar-se aos avanços tecnológicos, o que demanda novas competências e habilidades para garantir o desenvolvimento integral dos indivíduos e a promoção da cidadania. O presente estudo investiga como as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) podem favorecer e auxiliar processos formativos na Educação Infantil. A pesquisa está alicerçada na seguinte questão: como a implementação da Cultura Digital pode transformar o ensino tradicional, ainda prevalente nas escolas, em um modelo que potencialize a reflexão e a adaptação à realidade digital? Focalizou- se como objetivo geral, contextualizar de que forma o uso de Tecnologias Digitais pode favorecer o desenvolvimento de autonomias na Educação Infantil. Os objetivos específicos incluem: i) abordar a educação digital na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB); ii) conceituar a Cultura Digital e demonstrar seu papel como Competência Geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e; iii) relacionar o uso das Tecnologias Digitais com o desenvolvimento de autonomias na Educação Infantil. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa se derivou de varreduras documentais e bibliográficas, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, além de um marco teórico pertinente ao tema. Conclui-se que a Cultura Digital emerge como um conceito crucial, propondo a ruptura com métodos tradicionais através da atualização tecnológica nos currículos escolares. Nessa seara, nota-se que a incorporação das Tecnologias Digitais na Educação Infantil não só enriquece o processo de ensino- aprendizagem, mas também contribui para o desenvolvimento da autonomia, senso crítico e pensamento criativo das crianças.</p>2025-02-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1384METODOLOGIAS ATIVAS PARA INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA CULTURA MAKER 2025-02-25T10:42:23-03:00Elton Gomes Ferrazcontato@epitaya.com.brCrislaine Fernandes Matozinhos Silvacontato@epitaya.com.br<p>O presente trabalho aponta as metodologias ativas que há muito já vinham sendo citadas e sugeridas por autores como forma de melhorar a aprendizagem através de práticas interessantes e criativas. Como as metodologias ativas e os recursos tecnológicos ampliaram as possibilidades pedagógicas dentro das escolas. As tecnologias “invadiram” a sociedade, consequentemente as escolas. Assim, apresenta-se o surgimento, de que forma as tecnologias estão impactando e contribuindo, ou não, no processo ensino aprendizagem. As possibilidades e impactos que geram na formação do indivíduo. De forma específica traz o conceito e surgimento da Cultura Maker como proposta de tornar o aluno protagonista do seu aprendizado; busca se compreender a história o conceito e a cultura do “faça você mesmo”, os avanços; que mudanças nos padrões de aprendizagem e de fazer educação podem ser elencadas; refletindo as habilidades a serem ressaltadas em alunos e professores, quais as possibilidades de avanço, na perspectiva de trabalhar a aprendizagem com o uso a Cultura Maker. E, mesmo que seja uma construção paulatina, mas que valha a pena conhecer, divulgar e ampliar nas propostas pedagógicas das escolas, pois cria no aluno seu protagonismo, sua independência e sua criatividade.</p>2025-02-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1385IMPACTO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA NO BRASIL NO MODELO DE INTERNAÇÃO: UMA REVISÃO CRÍTICA2025-02-25T10:45:37-03:00Marina Dias Ferreiracontato@epitaya.com.brIsabela Dicher Reimão Curraladascontato@epitaya.com.brLeonardo Baraldi Labegalinicontato@epitaya.com.brLetícia Romão Oliveira Silvacontato@epitaya.com.brAfonso Leonardo Alexandre Brianezzicontato@epitaya.com.brMaria Eduarda Dalossio de Oliveiracontato@epitaya.com.br<p><strong>Introdução:</strong> No processo em curso, no Brasil, de reestruturação da atenção à saúde mental, os hospitais psiquiátricos progressivamente têm deixado de constituir a base do sistema assistencial, cedendo terreno a uma rede de serviços extra-hospitalares de crescente complexidade (BRAGA; PEGORARO, 2020). Como tentativa de modernizar os asilos criados no século XIX no Brasil, emergiram no início do século XX as colônias agrícolas. Alinhadas ao discurso da Psiquiatria no contexto de desenvolvimento do país e inspiradas em modelos europeus, as colônias agrícolas defendiam o espaço do trabalho como forma de tratamento médico mais humanitário (BRAGA; PEGORARO, 2020). Após uma década de aprovação da Lei Nacional da Reforma Psiquiátrica, o cenário do campo da saúde mental no Brasil se apresenta em ritmo de mudanças, sendo inegáveis seus avanços. (LIMA et al., 2014). No âmbito do Sistema Único de Saúde, a internação psiquiátrica ocorre em setores como emergências e enfermarias de hospital geral, instituições especializadas públicas e privadas e no Centro de Atenção Psicossocial III, no qual existem leitos para repouso e permanência de pacientes com transtornos psiquiátricos por curto período de tempo (TAVARES; PERES; SILVA, 2022). <strong>Metodologia</strong>: Foi Realizado um estudo de cunho bibliográfico acerca do impacto da reforma psiquiátrica, explorando níveis históricos da evolução.<strong> Considerações Finais </strong>Em suma, a reforma psiquiátrica teve um impacto positivo ao mudar a forma de tratamento de pessoas com transtornos mentais no Brasil, mas para que ela se efetive de maneira completa, é necessário continuar investindo na expansão e aprimoramento da rede de atenção psicossocial, além de combater o estigma associado às doenças mentais. No entanto, apesar dos avanços, a reforma enfrenta desafios, como a falta de estrutura e recursos adequados em muitas regiões, o que dificulta a implementação plena do modelo proposto. Além disso, ainda existem questões relacionadas ao estigma social e à necessidade de maior qualificação dos profissionais que atuam na área da saúde mental.</p>2025-02-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-bookshttps://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1386PARTO HUMANIZADO: ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS E FÍSICOS PARA A MÃE E O BEBÊ2025-02-25T10:48:17-03:00Amanda Oliveira Verbenacontato@epitaya.com.brAfonso Leonardo Alexandre Brianezzicontato@epitaya.com.brMarina Dias Ferreiracontato@epitaya.com.brGabriela Kronka Barbozacontato@epitaya.com.brBruna Barbosa Abdalacontato@epitaya.com.br<p><strong>Introdução: </strong>No final do século XVII, a maioria dos partos eram realizados nas residências das parturientes, por parteiras. Dar à luz fora de casa não era normal, era apavorante e acontecia somente em situações extremas. (LEISTER, <em>et al</em>, 2013, p. 167). Durante muito tempo, a assistência à mulher durante o parto era realizada por outras mulheres, chamadas de parteiras ou assistentes de parto, consideradas capazes de colaborar com a futura mãe em alguma tarefa relacionada ao parto (JACOB <em>et al</em>., 2022). No Brasil, se apresenta o modelo de trabalho de parto e nascimento destacado pelo uso excessivo de intervenções obstétricas e neonatais, quando essas ações são usadas de forma rotineira ou não baseadas na melhor evidência científica, estão associadas a resultados maternos e perinatais desfavoráveis (LEAL <em>et al</em>., 2019). O termo “Cesária a pedido”, segundo Silva <em>et al</em>., (2020) tem sido uma das causas do aumento dos números de partos cesarianas em uma esfera global, porém o incremento das cesarianas não é apenas por questões médicas, mas também por incentivos, e fatores psicossociais. A humanização da assistência é de extrema importância para garantir que um momento único, como o parto, seja vivenciado de forma positiva e enriquecedora. Resgatar o contato humano, ouvir, acolher, explicar, criar vínculo são quesitos indispensáveis no cuidado. Tão importante quanto o cuidado físico, a realização de procedimentos comprovadamente benéficos, a redução de medidas intervencionistas, e a privacidade, a autonomia e o respeito à parturiente (MOUTA e PROGIANTI, 2019). <strong>Metodologia: </strong>Realizar estudo de cunho bibliográfico acerca da análise sobre o parto humanizado. <strong>Considerações Finais: </strong>De acordo com elaboração desta pesquisa foi possível chegar às seguintes conclusões, a luta para a redução das intervenções durante o parto natural é muito grande, seja por falta de profissionais capacitados. Por fim, conclui-se que a escolha do tema foi devido a importância da humanização no parto. Ademais, os levantamentos que foi exposto neste estudo podem servir de base de dados para pesquisas futuras.</p>2025-02-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Epitaya E-books