DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Angeliana Lima Hachimoto Prefeitura de Redenção Pará

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024271p49

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Dificuldade de Aprendizagem, Séries Finais

Resumo

Este estudo apresenta os resultados da pesquisa relacionada às dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita nos anos finais do ensino fundamental. O texto parte de reflexões sobre o papel da leitura e escrita no processo de construção do conhecimento humano, reforçando sua importância para formação social dos discentes. Os desafios que permeiam este processo são de fato, a reconstução do conhecimento e a ressignificação da compreensão que ultrapasse seu sentido conotativo. Por meio de pesquisas bibliográficas de natureza qualitativa, busca-se apresentar aspectos relevantes sobre a construção do sentido e significados dentro do universo da leitura e escrita. A leitura precisa fazer parte do cotidiano do educando, sua prática deve ser estimulada focando especialmente em suas potencialidades além do sentido inicial da palavra leitura, levando os leitores a compreenderem que leitura e escrita são práticas complementares, fortemente relacionadas, que se modificam mutuamente no processo de letramento e ensino-aprendizagem.  

Downloads

Publicado

2024-03-31

Como Citar

Hachimoto, A. L. (2024). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Epitaya E-Books, 1(60), 49-64. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024271p49

Edição

Seção

Capítulo de Livro