DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024271p49Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Dificuldade de Aprendizagem, Séries FinaisResumo
Este estudo apresenta os resultados da pesquisa relacionada às dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita nos anos finais do ensino fundamental. O texto parte de reflexões sobre o papel da leitura e escrita no processo de construção do conhecimento humano, reforçando sua importância para formação social dos discentes. Os desafios que permeiam este processo são de fato, a reconstução do conhecimento e a ressignificação da compreensão que ultrapasse seu sentido conotativo. Por meio de pesquisas bibliográficas de natureza qualitativa, busca-se apresentar aspectos relevantes sobre a construção do sentido e significados dentro do universo da leitura e escrita. A leitura precisa fazer parte do cotidiano do educando, sua prática deve ser estimulada focando especialmente em suas potencialidades além do sentido inicial da palavra leitura, levando os leitores a compreenderem que leitura e escrita são práticas complementares, fortemente relacionadas, que se modificam mutuamente no processo de letramento e ensino-aprendizagem.