A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 8º E 9º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DAVI ALVES SILVA EM DAVINÓPOLIS – MA, ATENDIDOS PELO PROJETO DIREITO NA ESCOLA, SOBRE OS RESULTADOS DO PROJETO, APÓS IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE DIREITO EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024554p135Palavras-chave:
Ensino do Direito na Escola, Educação, Proposta de ensino, Regulamentação do ensino de direito na escolaResumo
Este artigo analisou a proposta de ensino de Direito através do projeto Direito na Escola, aplicado aos alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Davi Alves Silva, localizada em Davinópolis – MA. A pesquisa teve como objetivo refletir sobre essa iniciativa, identificando seus fundamentos legais e a percepção dos alunos em relação ao ensino de Direito na escola. Quanto à abordagem, o estudo adotou uma pesquisa qualitativa com fins explicativos. Em relação aos meios, caracterizou-se como uma pesquisa documental com intenção interventiva, configurando-se como uma pesquisa-ação. Os procedimentos metodológicos envolveram uma amostra de duas turmas de uma escola, escolhidas a partir de um universo de oito escolas. As técnicas de coleta de dados incluíram questionários, pesquisa documental e revisão bibliográfica. Os resultados revelaram que os alunos apreciaram a aula experimental, destacando o conteúdo apresentado, a condução das aulas por advogados e a forma de comunicação destes. A análise das respostas indicou que a maioria dos entrevistados acredita que os conteúdos sobre Direito devem ser incorporados ao currículo escolar de maneira regular. Os estudantes expressaram a opinião de que o ensino de Direito deveria ser oferecido como uma disciplina semanal. Conclui-se, a partir dessa análise, que os alunos apoiam a implementação da disciplina de Direito na Escola e que essa proposta contribui de forma positiva para a transformação nas vidas dos educandos e da sociedade.