SUPERVISÃO DE ENFERMAGEM: UMA PRÁTICA EXITOSA NO INTERNATO DE ENFERMAGEM EM ATENÇÃO TERCIÁRIA

Autores

  • Rosana Martineli
  • Jarbas Galvão
  • Nádia Lisieski

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2020137p125

Palavras-chave:

Enfermeiro, Supervisão, Formação

Resumo

A estratégia de ensino da supervisão tem o intuito de aproximar a vivência do discente da prática do enfermeiro na efetivação da função de supervisor. O objetivo deste estudo é apresentar a experiência de uma metodologia ativa de supervisão. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido com estudantes do curso de enfermagem da nona fase, durante o internato em atenção terciária da Universidade Regional de Blumenau – Santa Catarina. Como resultado evidencia-se que essa estratégia de ensino preenche lacunas na formação profissional do enfermeiro, pois os estudantes desenvolvem atitudes de liderança, cooperação e colaboração com a equipe de saúde, segurança no enfrentamento das situações a serem gerenciadas e a articulação das práticas de assistência, gerência, ensino e pesquisa.

Biografia do Autor

Rosana Martineli

Enfermeira. Especialista em terapia intensiva. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho. Docente do Curso de Enfermagem – FURB.

Jarbas Galvão

Enfermeiro.  Mestre em Desenvolvimento Regional. Docente do Curso de Enfermagem – FURB

Nádia Lisieski

Enfermeira. Especialista em Emergência. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho. Docente do Curso de Enfermagem – FURB.

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Publicado

2020-10-22

Como Citar

Martineli, R. ., Galvão, J. ., & Lisieski, N. . (2020). SUPERVISÃO DE ENFERMAGEM: UMA PRÁTICA EXITOSA NO INTERNATO DE ENFERMAGEM EM ATENÇÃO TERCIÁRIA. Epitaya E-Books, 1(11), 125-129. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2020137p125

Edição

Seção

Capítulo de Livro

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