SUPERVISÃO DE ENFERMAGEM: UMA PRÁTICA EXITOSA NO INTERNATO DE ENFERMAGEM EM ATENÇÃO TERCIÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2020137p125Palavras-chave:
Enfermeiro, Supervisão, FormaçãoResumo
A estratégia de ensino da supervisão tem o intuito de aproximar a vivência do discente da prática do enfermeiro na efetivação da função de supervisor. O objetivo deste estudo é apresentar a experiência de uma metodologia ativa de supervisão. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido com estudantes do curso de enfermagem da nona fase, durante o internato em atenção terciária da Universidade Regional de Blumenau – Santa Catarina. Como resultado evidencia-se que essa estratégia de ensino preenche lacunas na formação profissional do enfermeiro, pois os estudantes desenvolvem atitudes de liderança, cooperação e colaboração com a equipe de saúde, segurança no enfrentamento das situações a serem gerenciadas e a articulação das práticas de assistência, gerência, ensino e pesquisa.