O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA VILA DE ARANAI CACHOEIRA DO ARARI MARAJÓ

Autores

  • Cilene Beltrão Maués
  • Wellygton dos Santos Avelar

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024646p134

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO INCLUSIVA, VILA DE ARANAI, CACHOEIRA DO ARARI MARAJÓ

Resumo

Um dos desafios da atualidade na esfera educacional é a educação para todos, discursos e teorias estão presentes na vida das pessoas nos meios social, cultural e profissional. Desde muito tempo se discute sobre esse paradigma, frequentemente, em meios acadêmicos. Este artigo mostra a importância da Educação Inclusiva na escola, analisando estratégias de ensino que insiram a comunidade de uma instituição, percebendo alternativas usadas por docentes em ações pedagógicas, abordando as brincadeiras e os jogos instrutivos como uma metodologia de ensino no desenvolvimento social e cognitivo.

No Brasil, que tem um contexto étnico variado por conta de sua formação histórica, observamos práticas racistas, misóginas, xenófobas e discriminatórias\excludentes contra alguns grupos humanos. Em alguns contextos educacionais, ter um cabelo crespo, ser mulher, portar atitudes homoafetivas, estar acima do peso, praticar uma religião diferente da cristã ou portar algum tipo de deficiência, seja motora ou cognitiva, são motivos que geram exclusão e isolamento em relação aos grupos que se dizem majoritários, grupos que refletem a padronização burguesa de beleza e de normalidade corporal, padrões instituídos pela mídia, e que foram muitas vezes repassados pela própria escola. Os estudos culturais aliados à pedagogia emancipadora vieram na contramão desses discursos, tendo como finalidade a diluição de padrões socais para que os educandos vejam o outro em sua integridade moral e constitucional, não dando espaço para atitudes que porventura possam excluir esse ou aquele grupo por conta de características distintas. 

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Maués, C. B. ., & Avelar, W. dos S. . (2024). O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA VILA DE ARANAI CACHOEIRA DO ARARI MARAJÓ. Epitaya E-Books, 1(86), 134-162. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024646p134

Edição

Seção

Capítulo de Livro