A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Wellygton dos Santos Avelar Faveni

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024984p287

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação Financeira, Ensino Fundamental, Matemática Financeira

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir e reconhecer a importância da Matemática Financeira no contexto escolar, na fase inicial do Ensino Fundamental para estudo e aplicação de problemas financeiros existentes no seu dia a dia, no sentido de dominarem cálculos que envolvam acréscimos e descontos para se analisar e comparar as vantagens e desvantagens das propostas de compra e posterior tomada de decisão. Logo, buscou responder o questionamento de “Como o conhecimento da matemática Financeira pode fomentar a reflexão dos alunos inseridos nos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao planejamento financeiro”. O objetivo geral caracteriza-se em discutir a importância da inserção de conceitos básicos da Educação Financeira no processo de ensino aprendizagem desde o Ensino Fundamental. Os objetivos específicos constituem-se de compreender a relevância da matemática financeira para os alunos da conjuntura escolar, entender sobre o impacto da educação financeira à longo prazo na vida pessoal e profissional, bem como analisar os benefícios e soluções para a implementação da disciplina de Educação Financeira nas escolas. Assim, como metodologia, serão realizadas palestras dinâmicas que abordem a problemática, bem como trabalho em equipe, considerando-se os interesses dos alunos, a partir das questões sociais elencadas no diagnóstico da Escola e problemas de seu cotidiano, levando os mesmos a tomarem decisões conscientes enquanto cidadãos críticos, esperando-se que estes evoluam no tocante ao cenário brasileiro, frente à educação financeira.

Downloads

Publicado

2024-02-27

Como Citar

Avelar, W. dos S. . (2024). A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Epitaya E-Books, 1(58), 287-310. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024984p287

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)