MEU BANCO DE DADOS, MINHAS MEMÓRIAS
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024592p59Palavras-chave:
Memorial, Trajetória Profissional, ECEResumo
A vida é um constante processo de aprendizagem, marcado por momentos, memórias e experiências que nos moldam e nos ensinam. As lembranças, sejam boas ou desafiadoras, nos ajudem a refletir sobre nossas trajetórias e, por vezes, possam servir como um caminho de cura para a alma. Ao relembrar e compartilhar essas vivências, contribuímos não apenas para nossa própria formação, mas também para incentivar outras pessoas a contarem suas histórias, enriquecendo o conhecimento coletivo.
O percurso educativo acontece tanto em interações formais, como em escolas e locais de trabalho, quanto em espaços informais, como nas conversas cotidianas e trocas de experiências. Nesse caminhar, aprendemos com os outros, trocamos saberes e fortalecemos nossa identidade e capacidade de convivência. Mesmo em meio aos desafios, são as relações humanas que encontram novas oportunidades de crescimento, e nos tornamos seres aprendentes, adaptáveis ??e cooperativos.
A autora reflete sobre suas próprias experiências de infância e superação, desde os tempos de dificuldade na roça até as oportunidades que surgiram ao longo de sua vida. Apesar dos obstáculos, como o trabalho infantil e as injustiças, sua jornada foi marcada pela resiliência, pelo esforço e pela busca incessante pelo conhecimento. Ao contar sua história, ela mostra como a educação foi um caminho de salvação, transformando sua realidade e permitindo-lhe alcançar conquistas inimagináveis.