GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES

Autores

  • Márcio Junio Diniz da Silva Centro Universitário do Norte – UNINORTE
  • Diego Rodrigues Gomes Universidade Federal do Oeste do Pará -UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024677p52

Palavras-chave:

Gamificação, Ensino-Aprendizagem, Motivação, Ambiente Educacional

Resumo

O uso da gamificação no processo educativo tem sido revelado uma estratégia pedagógica altamente eficaz, impulsionando de maneira notável o engajamento e a motivação dos estudantes. Este artigo analisa detalhadamente o conceito de gamificação, explorando de forma abrangente suas aplicações no ambiente educacional e destacando como elementos lúdicos e interativos podem transformar profundamente a dinâmica de ensino-aprendizagem. A fundamentação teórica se apoia em autores renomados como Mohan e Paulo Freire, que sublinham de forma incisiva a importância de um ensino ativo, participativo e dialógico. Além disso, são considerados os impactos significativos da gamificação no desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, bem como os desafios e limitações inerentes a essa abordagem inovadora, que, se bem aplicada, pode contribuir para uma transformação educacional profunda e de severidade.

Downloads

Publicado

2024-11-30

Como Citar

Silva , M. J. D. da ., & Gomes , D. R. . (2024). GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES. Epitaya E-Books, 1(90), 52-61. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024677p52

Edição

Seção

Capítulo de Livro