FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DE TECNOLOGIAS EM SALAS DE AULA NA AMAZÔNIA

Autores

  • Márcio Junio Diniz da Silva Centro Universitário do Norte – UNINORTE
  • Diego Rodrigues Gomes Universidade Federal do Oeste do Pará -UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024677p62

Palavras-chave:

Formação docente, Amazônia, Tecnologias

Resumo

O presente artigo investiga os desafios e as possibilidades específicas à formação de professores na utilização eficiente de tecnologias educacionais na região da Amazônia, descritas por um contexto socioeconômico, geográfico e cultural único. A análise considera a necessidade de práticas pedagógicas que sejam culturalmente sensíveis e geograficamente viáveis, abordando a questão do acesso desigual e a importância da valorização das tradições locais. A pesquisa fundamenta-se nas teorias de Paulo Freire, que propõe uma educação libertadora e contextualizada, e de José Manuel Moran, que defende a adoção de metodologias ativas e híbridas integradas à era digital. Além disso, incluem-se contribuições empíricas de pesquisadores das Universidades Federais do Amazonas (UFAM) e do Pará (UFPA), que exploram soluções sustentáveis, como a formação docente contínua e o uso de tecnologias offline. Ao final, são apresentadas implicações dessas estratégias para uma educação mais inclusiva e crítica, destacando a importância da inclusão digital e da colaboração comunitária.

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

Silva , M. J. D. da ., & Gomes , D. R. . (2024). FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DE TECNOLOGIAS EM SALAS DE AULA NA AMAZÔNIA. Epitaya E-Books, 1(90), 62-70. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024677p62

Edição

Seção

Capítulo de Livro