EFETIVIDADE DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA COGNIÇÃO E QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Giulia Paulino Centro Universitário Max Planck (UniMax)
  • Larissa de Souza Merige Centro Universitário Max Planck (UniMax)
  • Rebecca Pacceli Barraca Centro Universitário Max Planck (UniMax)
  • Rayane Nascimento dos Santos Centro Universitário Max Planck (UniMax)
  • Vanessa Aggio Centro Universitário Max Planck (UniMax)
  • Ronny Rodrigues Correia Faculdade de Medicina de Botucatu - SP

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024721p40

Palavras-chave:

Autismo, TEA, Fisioterapia, Exercício Físico, Qualidade de vida

Resumo

O Transtorno do espectro autista é compreendido como um transtorno de neurodesenvolvimento que afeta a condição comportamental, cognitiva e física das crianças diagnosticadas. Nesse contexto, é de suma importância entender as alterações ocasionadas pela patologia com o intuito de aplicar uma intervenção que promova o tratamento das alterações cognitivas e uma maior independência através do exercício físico. Deste modo, oferecendo uma maior qualidade de vida e funcionalidade para a criança. A busca na literatura foi realizada através de ensaios clínicos randomizados, publicados entre os anos de 2014 até 2024, usando como base de dados PubMed, BVS, PeDro e Scielo. Após a análise dos materiais, foram selecionados 16 estudos e posteriormente à leitura completa dos mesmos, foram excluídos quatro artigos que não se encaixavam nos critérios de inclusão. A presente revisão sistemática propõe uma análise sobre os benefícios do exercício físico para a cognição e qualidade de vida das crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Paulino, G., Merige, L. de S., Barraca, R. P. ., Santos, R. N. dos, Aggio, V. ., & Correia, R. R. (2024). EFETIVIDADE DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA COGNIÇÃO E QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO SISTEMÁTICA. Epitaya E-Books, 1(91), 40-54. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024721p40

Edição

Seção

Capítulo de Livro