OS DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024745p26Palavras-chave:
Projetos de inovação, Tecnologias educacionais, Recursos digitaisResumo
Pensar em uma educação inovadora e colaborativa pressupõe uma mudança nas estruturas pedagógicas tradicionais e obsoletas. Representando uma proposta de modificação da realidade posta, a discussão da realidade educacional de modo a gerar dados para construção, implantação e implementação de projetos que visem à quebra dos paradigmas ultrapassados, como aulas expositivas baseadas na reprodução, se fazem urgentes e é inegável que as tecnologias digitais da informação e comunicação propõe elementos que aceleram essa mudança de visão. Apresentamos neste artigo, os desafios que devem ser analisados quando decidimos implementar um projeto de inovação tecnológica em uma instituição educacional alinhados ao ODS 04 da ONU. O objetivo da nossa pesquisa é analisar os desafios que engendram as práticas norteadoras na construção de um projeto que visa à implementação de práticas mediadas por tecnologias digitais em instituições educacionais, apoiando-se na construção literária de autores como Papert (2008), Simões (2004), Valente & Almeida (1997) e Zanella & Lima (2017) e nos estudos técnicos do Centro de Inovação para a Educação Brasileira – CIEB.