Gestão Educacional
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023762Palavras-chave:
Gestão, Educacional, EducaçãoResumo
A consciência ambiental e a evasão escolar são temas prementes que precisam ser enfrentados no cotidiano das escolas. Assim sendo, compreender as implicações para tais mudanças é primordial para a realidade de nosso país. Com a elaboração da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável das Organização das Nações Unidas (ONU), fica evidente a preocupação com a sustentabilidade, mas pouco claro quanto aos métodos que deverão ser utilizados para garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para essas ações.
Tendo como base essa diretiva, o presente trabalho buscou desenvolver um curso básico de Gestão Democrática Escolar, como uma ferramenta capaz de ressignificar a permanência dos alunos nas escolas, com vistas a contribuir com os objetivos globais estabelecidos pela Agenda 2030.
O presente material apresenta o delineamento de como o Colégio Estadual Professor José de Souza Marques, localizado na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Braz de Pina, na prática de sua gestão cotidiana, tem utilizado atividades diversificadas, atuando junto à sua comunidade escolar, para o alcance de seus objetivos. Tal material foi consolidado na forma de um material didático instrucional com propostas de inovações no dia a dia de uma escola, a ser desenvolvido com os Gestores escolares, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e professores.
O referido material, foi desenvolvido como produto da dissertação do mestrado de Cristiane Dantas Motta, sob a orientação da professora Kátia Eliane Santos Avelar, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM e coorientação do professor André Luís dos Santos Barroso, da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.