A GESTÃO ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADE SOCIAIS (ODS 10): UMA BREVE REFLEXÃO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024745p96Palavras-chave:
gestão escolar, desigualdade social, tecnologias educacionaisResumo
Este artigo busca provocar uma ação reflexiva sobre os aspectos necessários a construção de uma escola com políticas e práticas eficazes para o enfrentamento dos desafios surgidos da relação entre os sujeitos com a sociedade. Baseado no levantamento bibliográfico, em especial nos trabalhos de Reis (2013), Fantinato (2014) e Rodrigues (1985), procuramos refletir em linhas gerais sobre alguns aspectos envolvendo os processos de gestão escolar e como esta deve proporcionar a inclusão dos sujeitos, minimizando as desigualdades sociais. A construção de práticas participavas e significativas, visa diminuir as desigualdades sociais, conforme preconiza o ODS 10 da ONU. Em meio a necessidade da introdução de novas metodologias com uso das tecnologias, observa-se que a diversidade pode se apresentar como um ponto delicado para a efetivação de tal ação. Inicialmente apresentamos uma breve discussão sobre diversidade e gestão escolar e na sequência alinhamos o avanço da tecnologia com o avanço das desigualdades. Concluímos nosso estudo adquirindo um melhor entendimento do papel que as novas tecnologias possuem nos processos educacionais.