A GESTÃO ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADE SOCIAIS (ODS 10): UMA BREVE REFLEXÃO

Autores

  • Júlio Cezar Oliveira Cavalcante Centro Universitário Augusto Motta
  • Elisângela Rodrigues da Silva Farias Centro Universitário Augusto Motta
  • Maria Geralda de Miranda Centro Universitário Augusto Motta
  • Kátia Eliane Santos Avelar Centro Universitário Augusto Motta

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024745p96

Palavras-chave:

gestão escolar, desigualdade social, tecnologias educacionais

Resumo

Este artigo busca provocar uma ação reflexiva sobre os aspectos necessários a construção de uma escola com políticas e práticas eficazes para o enfrentamento dos desafios surgidos da relação entre os sujeitos com a sociedade. Baseado no levantamento bibliográfico, em especial nos trabalhos de Reis (2013), Fantinato (2014) e Rodrigues (1985), procuramos refletir em linhas gerais sobre alguns aspectos envolvendo os processos de gestão escolar e como esta deve proporcionar a inclusão dos sujeitos, minimizando as desigualdades sociais. A construção de práticas participavas e significativas, visa diminuir as desigualdades sociais, conforme preconiza o ODS 10 da ONU. Em meio a necessidade da introdução de novas metodologias com uso das tecnologias, observa-se que a diversidade pode se apresentar como um ponto delicado para a efetivação de tal ação. Inicialmente apresentamos uma breve discussão sobre diversidade e gestão escolar e na sequência alinhamos o avanço da tecnologia com o avanço das desigualdades. Concluímos nosso estudo adquirindo um melhor entendimento do papel que as novas tecnologias possuem nos processos educacionais.

Downloads

Publicado

2024-12-24

Como Citar

Cavalcante, J. C. O. ., Farias, E. R. da S. ., Miranda, M. G. de ., & Avelar, K. E. S. . (2024). A GESTÃO ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADE SOCIAIS (ODS 10): UMA BREVE REFLEXÃO. Epitaya E-Books, 1(92), 96-105. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024745p96

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>