O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UMA RELAÇÃO COM A SALA DE AULA INVERTIDA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025844p123Palavras-chave:
COORDENADOR PEDAGÓGICO, FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE, SALA DE AULA INVERTIDAResumo
O coordenador pedagógico desempenha um papel fundamental em uma instituição de ensino. Uma das principais funções desse profissional é planejar e organizar formações continuadas para os professores. Essas formações podem abranger desde novas metodologias de ensino até atualizações sobre conteúdo específico. O coordenador deve identificar as necessidades de formação do corpo docente e elaborar um plano que contemple essas demandas, garantindo que os professores estejam sempre preparados para enfrentar os desafios da educação contemporânea. Assim sendo, a questão que norteou a pesquisa foi: como o coordenador pedagógico pode utilizar a metodologia da sala invertida para capacitar o corpo docente? Tal pesquisa justifica-se à medida que estudar a formação continuada proporcionada pelo coordenador pedagógico pode garantir a excelência na gestão educacional, promover a qualidade do ensino oferecido aos alunos e fortalecer o papel do coordenador como agente de transformação na escola. Desse modo, o objetivo principal é investigar e compreender como o coordenador pedagógico pode utilizar a metodologia ativa da sala invertida para capacitar de forma eficaz o corpo docente diante das adversidades e demandas educacionais. Constituíram os objetivos específicos: investigar as bases teóricas e conceituais da metodologia ativa da sala invertida, destacando sua relevância e aplicabilidade no contexto, à luz das Tecnologias Emergentes em Educação; analisar o papel e as estratégias do coordenador pedagógico na facilitação da formação docente, considerando os desafios específicos e as demandas educacionais; compreender como a sala de invertida contribui como uma abordagem eficaz de formação docente, considerando os desafios específicos e as demandas educacionais. Teve como metodologia a pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Os resultados apontaram que a sala de aula invertida pode constituir uma metodologia eficaz na formação continuada de professores pelo coordenador pedagógico.

