CAFÉ COM PROSA LITERÁRIA: O ENSINO DA LITERATURA BRASILEIRA INTEGRADO E DINAMIZADO PELAS METODOLOGIAS ATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025844p129Palavras-chave:
TIC’s, Metodologias Ativas, Aprendizagem Significativa, Ensino da LiteraturaResumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação desempenham um papel fundamental na transformação e aprimoramento do processo educativo no século XXI. E, ao integrar as metodologias ativas nas práticas pedagógicas de ensino, ainda mais configuram um novo paradigma educacional, visando o desenvolvimento da aprendizagem significativa. A aplicação das metodologias ativas centraliza o estudante no processo de aprendizagem, promovendo seu protagonismo engajador. A pesquisa destacou a importância de investigações sobre a aplicação das metodologias no desenvolvimento de competências linguísticas, históricas, sociais, culturais e argumentativas no ensino da literatura brasileira. A questão norteadora: Como as metodologias ativas podem ser aplicadas estrategicamente para estimular a compreensão reflexiva na análise crítica de conhecimentos literários, visando a aprendizagem significativa? O objetivo geral da pesquisa foi compreender o papel das tecnologias educacionais na promoção da aprendizagem significativa no ensino da literatura, com aparato do desenvolvimento de ações que culminam em análises e reflexões, por meio da aplicação das metodologias ativas. A metodologia de pesquisa usada foi bibliográfica documental, com relatos de experiência, que além da produção de conhecimentos, incorpora a compreensão dos fenômenos pesquisados irrestritos ao desenvolvimento cognitivo. Como principal resultado, observou-se que a aplicação planejada das metodologias ativas fomenta e dissemina novas práticas de ensino e aprendizagem, cujas estratégias despertam para a aprendizagem significativa, estimulando a participação ativa e a autonomia na construção do conhecimento.