A DÉCADA DE 90 E SEUS IMPACTOS NAS POLÍTICAS DE GESTÃO EDUCACIONAL DO BRASIL ATUAL
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024984p95Palavras-chave:
Educação, Gestão Educacional, Políticas Públicas, Políticas EducacionaisResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as relações entre gestão educacional, política e educação, focando nas discussões e transformações ocorridas nesta área no Brasil durante a década 90, virada do século XX para o XXI. O estudo foi feito utilizando-se de metodologia bibliográfica, e num primeiro momento traz discussões sobre gestão educacional, partindo-se em seguida para um debate sobre políticas educacionais e políticas públicas para, enfim, trazer para o leitor a análise sobre a década de 1990 e seus reflexos na educação da atualidade. A partir disso, espera-se que a análise das informações coletadas possa evidenciar e expor algumas reflexões sobre as relações entre gestão, política e educação, além de demonstrar como a educação deve ser entendida não como um produto, mas como um processo capaz de libertar o sujeito.