TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA

Autores

  • Renata Gomes de Oliveira Gusson
  • Tatiana dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025844p177

Palavras-chave:

Políticas públicas, Tecnologia, Educação

Resumo

A intersecção entre políticas públicas e inovação tecnológica na educação representa um campo de estudo e prática fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento do sistema educacional. Nesse contexto, as políticas públicas desempenham um papel crucial na promoção do desenvolvimento tecnológico, definindo diretrizes, estratégias e recursos para a integração de tecnologias no ambiente educacional. Assim, inicialmente, serão discutidas as políticas públicas voltadas para a promoção da inovação tecnológica na educação, destacando seu papel crucial ao estabelecer orientações e planos para a incorporação de tecnologias no contexto educacional. Em seguida, são analisados os principais desafios enfrentados na implementação dessas políticas, como a resistência cultural, a falta de capacitação, a infraestrutura inadequada nas escolas e a própria gestão governamental. Por fim, são ressaltados os benefícios potenciais de tais políticas na educação, assim como o panorama atual brasileiro e a importância de uma abordagem integrada e participativa na formulação e implementação das políticas públicas. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar as políticas públicas voltadas para inovação tecnológica na educação, abordando suas potencialidades e desafios, em especial, tratando-se do panorama atual brasileiro. Ao final deste estudo, conclui-se que apesar desses obstáculos, reconhece-se o potencial transformador da tecnologia na educação, destacando seus benefícios para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, é fundamental que as políticas públicas sejam formuladas de maneira integrada e participativa, envolvendo diversos atores, para superar os desafios e maximizar os benefícios da tecnologia na educação. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, utilizando-se de artigos de referência e fundamentados.

Downloads

Publicado

2025-05-12

Como Citar

Gusson, R. G. de O. ., & Santos, T. dos . (2025). TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA. Epitaya E-Books, 1(100), 177-198. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025844p177

Edição

Seção

Capítulo de Livro