EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Idinéia da Silva Justino Rede Municipal de Nova Alvorada do Sul

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023946p89

Palavras-chave:

Ensino inclusivo, Matemática, Desafios da educação

Resumo

A pesquisa busca proporcionar reflexões na estrutura das escolas públicas brasileiras, as condições para a oferta do atendimento que estabelecem o compromisso da gestão pública com a organização e oferta centrada nas necessidades educacionais específicas de estudantes de educação especial, cada vez mais presentes na rede de ensino municipal e estadual. No entanto, faltam subsídios e uma preparação adequada para os docentes de matemática no ensino fundamental II que atuam nas diversas áreas de conhecimentos e que, em sua maioria, não se sentem preparados metodologicamente para receberem os alunos com necessidades especiais em suas turmas. É necessário redefinir-se os conceitos sobre a educação inclusiva, não apenas, acolhendo os alunos com necessidades especiais no contexto escolar, mas oferecendo-lhes condições adequadas para o desenvolvimento da aprendizagem da matemática de forma significativa. Embora, no atual cenário educacional haja toda a legislação pertinente a educação especial, mas encontra-se ainda, barreiras que impedem que se efetive as aplicações dessas leis. Entre os problemas enfrentados, verifica-se ainda, um grande despreparo por parte dos educadores e por parte dos alunos, que se inserem em uma sala de aula muitas vezes desestruturada e com muita indisciplina, falta de material didático adequado. O método de ensino inclusivo deve fundamentalmente ser capaz de garantir oportunidades para que esse aluno participe de toda dinâmica das atividades na sala de aula, e que as metodologias sejam de qualidade curricular, que possa identificar as barreiras de aprendizagem e que se comprometa em removê-las, com a finalidade básica de que cada aluno seja contemplado e essencialmente respeitado em seu processo de aprendizagem na disciplina de matemática.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Justino, I. da S. . (2023). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Epitaya E-Books, 1(55), 89-98. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023946p89

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.