CONHECENDO O LUGAR ONDE EU VIVO

Autores

  • Ana Leticia Mota Barbosa Centro Universitário Augusto Motta
  • Elisa Campos Duarte Centro Universitário Augusto Motta
  • Karen dos Santos de Brito Centro Universitário Augusto Motta
  • Nayani Silva dos Santos Centro Universitário Augusto Motta
  • Soraia Lima Duarte Centro Universitário Augusto Motta

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025707p19

Palavras-chave:

Pedagogia da Terra, Educação, Pedagogia

Resumo

A educação no campo desempenha um papel essencial na formação de sujeitos críticos, capazes de compreender e transformar sua realidade. Nessa seara, disciplinas como história e geografia assumem uma relevância ainda maior, pois oferecem ferramentas para que os estudantes compreendam as dinâmicas sociais, políticas e territoriais que envolvem suas comunidades.

Este capítulo explora a importância dessas duas áreas do conhecimento na educação do campo, destacando como elas são apontadas para a valorização da identidade rural, o entendimento das lutas sociais e a análise crítica das relações entre o campo e a cidade.

Tendo como base essa abordagem, busca-se evidenciar como a integração de história e geografia no currículo pode promover a formação de cidadãos conscientes e ativos, comprometidos com o desenvolvimento sustentável de suas comunidades e com a preservação de seus valores culturais e ambientais.

Downloads

Publicado

2025-03-18

Como Citar

Barbosa, A. L. M. ., Duarte, E. C. ., Brito, K. dos S. de ., Santos, N. S. dos ., & Duarte, S. L. . (2025). CONHECENDO O LUGAR ONDE EU VIVO. Epitaya E-Books, 1(96), 19-34. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025707p19

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.