CONHECENDO O LUGAR ONDE EU VIVO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025707p19Palavras-chave:
Pedagogia da Terra, Educação, PedagogiaResumo
A educação no campo desempenha um papel essencial na formação de sujeitos críticos, capazes de compreender e transformar sua realidade. Nessa seara, disciplinas como história e geografia assumem uma relevância ainda maior, pois oferecem ferramentas para que os estudantes compreendam as dinâmicas sociais, políticas e territoriais que envolvem suas comunidades.
Este capítulo explora a importância dessas duas áreas do conhecimento na educação do campo, destacando como elas são apontadas para a valorização da identidade rural, o entendimento das lutas sociais e a análise crítica das relações entre o campo e a cidade.
Tendo como base essa abordagem, busca-se evidenciar como a integração de história e geografia no currículo pode promover a formação de cidadãos conscientes e ativos, comprometidos com o desenvolvimento sustentável de suas comunidades e com a preservação de seus valores culturais e ambientais.

