PEDAGOGIA DA TERRA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025707Palavras-chave:
Pedagogia da Terra, Educação do campo, EducaçãoResumo
Este é um livro que nasceu de uma ideia muito feliz e ousada. A Profa Júlia Tadeu propôs às suas discentes, como requisito final do 50 módulo do curso de Pedagogia da Unisuam, a produção de conteúdos que trabalhassem estratégias pedagógicas que permitam aos alunos e alunas das áreas rurais a compreensão deste que é um tema tão rico e vital, enfatizando a importância de adaptar o ensino às realidades e necessidades dessas comunidades.
E o fruto deste trabalho tornou-se este livro, que chega às suas mãos.
Promover uma pedagogia que reconhece e valoriza as especificidades socioculturais, econômicas e ambientais das zonas rurais, além de sua importância, permite a promoção de uma educação contextualizada e relevante. Apesar de, teoricamente, as alunas da Unisuam não pertencerem a um universo rural, pelo contrário, estamos localizados em área majoritariamente urbana, é essencial a abordagem de temas que abranjam esse universo, a agricultura, a sustentabilidade e a cultura local. O professor precisa ter uma visão holística, pois a educação é um poderoso meio de transformação social e uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável e a autonomia das comunidades, estejam onde estiverem.
Conscientizar os alunos sobre conservação e uso sustentável dos recursos naturais, por meio de metodologias ativas, contribui para uma educação mais atraente e eficaz, e as sugestõess de práticas aqui abordadas podem ser facilmente replicadas.
Assim, este livro, escrito a muitas mãos, e que apresenta sugestões de atividades práticas do 20 ao 50 anos do ensino fundamental em língua portuguesa, matemática, história e geografia, pretende contribuir para uma pedagogia mais humanizada, atuante e atual.