PEDAGOGIA DA TERRA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Júlia Tadeu Silva dos Santos e Paula Centro Universitário Augusto Motta
  • Rosana da Silva Berg Centro Universitário Augusto Motta
  • Marcia dos Santos Pinheiro Centro Universitário Augusto Motta

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025707

Palavras-chave:

Pedagogia da Terra, Educação do campo, Educação

Resumo

Este é um livro que nasceu de uma ideia muito feliz e ousada. A Profa Júlia Tadeu propôs às suas discentes, como requisito final do 50 módulo do curso de Pedagogia da Unisuam, a produção de conteúdos que trabalhassem estratégias pedagógicas que permitam aos alunos e alunas das áreas rurais a compreensão deste que é um tema tão rico e vital, enfatizando a importância de adaptar o ensino às realidades e necessidades dessas comunidades.

E o fruto deste trabalho tornou-se este livro, que chega às suas mãos.

Promover uma pedagogia que reconhece e valoriza as especificidades socioculturais, econômicas e ambientais das zonas rurais, além de sua importância, permite a promoção de uma educação contextualizada e relevante. Apesar de, teoricamente, as alunas da Unisuam não pertencerem a um universo rural, pelo contrário, estamos localizados em área majoritariamente urbana, é essencial a abordagem de temas que abranjam esse universo, a agricultura, a sustentabilidade e a cultura local. O professor precisa ter uma visão holística, pois a educação é um poderoso meio de transformação social e uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável e a autonomia das comunidades, estejam onde estiverem.

Conscientizar os alunos sobre conservação e uso sustentável dos recursos naturais, por meio de metodologias ativas, contribui para uma educação mais atraente e eficaz, e as sugestõess de práticas aqui abordadas podem ser facilmente replicadas.

Assim, este livro, escrito a muitas mãos, e que apresenta sugestões de atividades práticas do 20 ao 50 anos do ensino fundamental em língua portuguesa, matemática, história e geografia, pretende contribuir para uma pedagogia mais humanizada, atuante e atual.

Downloads

Publicado

2025-03-18

Como Citar

Paula, J. T. S. dos S. e ., Berg, R. da S. ., & Pinheiro, M. dos S. . (2025). PEDAGOGIA DA TERRA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO. Epitaya E-Books, 1(96), 1-66. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025707

Edição

Seção

E-book Completo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)