O Despertar da Consciência Ecológica na Primeira Infância: A Natureza e Seus Benefícios na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022427p48Palavras-chave:
natureza, educação infantil, brincar, aprendizagemResumo
O presente artigo busca compreender a natureza como um importante e rico espaço de aprendizagem, reconhecendo a importância de haver, desde a primeira infância, esse contato diário e constante na vida da criança que inicia sua trajetória no processo educacional. Apresentam-se leis e documentos normativos que embasam e justificam a temática, objetivando atitudes e práticas pedagógicas em relação à Educação Ambiental, a fim de construir no educando, já na primeira etapa da Educação Básica, uma consciência ecológica para que se desenvolvam habilidades de preservação e cuidado com o meio ambiente. Perpassa pela importância do papel da escola e dos educadores na promoção de atividades no meio natural, que permitam que a criança construa sua aprendizagem, entendendo a si, o outro e o meio, elaborando assim sua própria visão de mundo. Por fim, defende-se o brincar como forma de aprendizado, priorizando o livre brincar e o brincar em ambientes naturais como fundamentais para o desenvolvimento da criatividade, imaginação e autonomia da criança.