O Despertar da Consciência Ecológica na Primeira Infância: A Natureza e Seus Benefícios na Educação Infantil

Autores

  • Joyce Caroni Martins UNISUAM
  • Rita de Cassia Silva Mendes UNISUAM
  • Bárbara Cristina Paulucci Cordeiro Martorelli UNISUAM
  • Julia Tadeu Silva dos Santos e Paula UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022427p48

Palavras-chave:

natureza, educação infantil, brincar, aprendizagem

Resumo

O presente artigo busca compreender a natureza como um importante e rico espaço de aprendizagem, reconhecendo a importância de haver, desde a primeira infância, esse contato diário e constante na vida da criança que inicia sua trajetória no processo educacional. Apresentam-se leis e documentos normativos que embasam e justificam a temática, objetivando atitudes e práticas pedagógicas em relação à Educação Ambiental, a fim de construir no educando, já na primeira etapa da Educação Básica, uma consciência ecológica para que se desenvolvam habilidades de preservação e cuidado com o meio ambiente. Perpassa pela importância do papel da escola e dos educadores na promoção de atividades no meio natural, que permitam que a criança construa sua aprendizagem, entendendo a si, o outro e o meio, elaborando assim sua própria visão de mundo. Por fim, defende-se o brincar como forma de aprendizado, priorizando o livre brincar e o brincar em ambientes naturais como fundamentais para o desenvolvimento da criatividade, imaginação e autonomia da criança.

Downloads

Publicado

2022-03-10

Como Citar

Martins, J. C. ., Mendes, R. de C. S., Martorelli, B. C. P. C., & Paula, J. T. S. dos S. e. (2022). O Despertar da Consciência Ecológica na Primeira Infância: A Natureza e Seus Benefícios na Educação Infantil. Epitaya E-Books, 1(5), 48-59. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022427p48

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)