Educar para Além dos Muros da Escola: A Importância da Pedagogia Social na Formação Cidadã
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022427p11Palavras-chave:
pedagogia social, social lúdico, educação não formal, vulnerabilidade social, políticas públicasResumo
O papel do educador nos dias atuais transcende a sala de aula, e a pedagogia social demarca e evidencia essa afirmativa. Os espaços não formais de educação possuem um papel importante na formação cidadã. Nesse sentido, a pedagogia social assume uma perspectiva crítica, apontando os problemas sociais e também denuncia a inoperância das políticas públicas. Os espaços não formais de educação, campo de atuação da pedagogia social, são importantes por atender as demandas da população menos favorecida, com acesso à educação, à arte e à cultura. Diante do exposto, esse trabalho aborda a pedagogia social como viés da educação não formal, pois a educação alcança vidas e seu papel e objetivos transcendem as paredes das instituições de educação formal, por transformar e ressignificar a realidade de indivíduos, possibilitando-os o protagonismo em suas vivências. Sendo assim, o objetivo da pedagogia social e conseqüentemente das ações educacionais não formais é a preparação integral do cidadão, instrumentalizando-o para alçar o seu lugar na sociedade. O objetivo deste artigo é apresentar a estrutura educativa que ocorre nos espaços não- escolares, por meio do projeto social A Associação Meninas e Mulheres do Morro que funciona em uma biblioteca comunitária situada no morro da mangueira, como uma ferramenta pedagógica que vislumbra a possibilidade de transpor barreiras sociais, políticas e regionais fazendo assim com que a educação possa abranger os citados processos formativos que acontecem não somente nas escolas, mas principalmente na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. A biblioteca entra como fonte de abastecimento para o fazer educacional que precisa e se faz romper os muros da escola.