Educar para Além dos Muros da Escola: A Importância da Pedagogia Social na Formação Cidadã

Autores

  • Camila Evelyn Pereira da Silva UNISUAM
  • Elizangela Cristina Lima de Almeida de Oliveira UNISUAM
  • Sheila Rodrigues da Silva UNISUAM
  • Julia Tadeu Silva dos Santos e Paula UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022427p11

Palavras-chave:

pedagogia social, social lúdico, educação não formal, vulnerabilidade social, políticas públicas

Resumo

O papel do educador nos dias atuais transcende a sala de aula, e a pedagogia social demarca e evidencia essa afirmativa. Os espaços não formais de educação possuem um papel importante na formação cidadã. Nesse sentido, a pedagogia social assume uma perspectiva crítica, apontando os problemas sociais e também denuncia a inoperância das políticas públicas. Os espaços não formais de educação, campo de atuação da pedagogia social, são importantes por atender as demandas da população menos favorecida, com acesso à educação, à arte e à cultura. Diante do exposto, esse trabalho aborda a pedagogia social como viés da educação não formal, pois a educação alcança vidas e seu papel e objetivos transcendem as paredes das instituições de educação formal, por transformar e ressignificar a realidade de indivíduos, possibilitando-os o protagonismo em suas vivências.  Sendo assim, o objetivo da pedagogia social e conseqüentemente das ações educacionais não formais é a preparação integral do cidadão, instrumentalizando-o para alçar o seu lugar na sociedade. O objetivo deste artigo é apresentar a estrutura educativa que ocorre nos espaços não- escolares, por meio do projeto social A Associação Meninas e Mulheres do Morro que funciona em uma biblioteca comunitária situada no morro da mangueira, como uma ferramenta pedagógica que vislumbra a possibilidade de transpor barreiras sociais, políticas e regionais fazendo assim com que a educação possa abranger os citados processos formativos que acontecem não somente nas escolas, mas principalmente na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. A biblioteca entra como fonte de abastecimento para o fazer educacional que precisa e se faz romper os muros da escola.

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Publicado

2022-03-10

Como Citar

Silva, C. E. P. da, Oliveira, E. C. L. de A. de, Silva, S. R. da, & Paula, J. T. S. dos S. e. (2022). Educar para Além dos Muros da Escola: A Importância da Pedagogia Social na Formação Cidadã. Epitaya E-Books, 1(5), 11-25. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022427p11

Edição

Seção

Capítulo de Livro

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