AMBIENTES INOVADORES DE APRENDIZAGEM: OS SABERES DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS DA ESCOLA DE LICENCIATURA DA UNISUAM
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024257Palavras-chave:
Ambiente de aprendizagem, Escola de licenciatura, PedagogiaResumo
Este livro “ambientes inovadores de aprendizagem: os saberes desenvolvidos pelos alunos da escola de licenciatura da UNISUAM” e? o resultado do trabalho primoroso da professora Ju?lia Tadeu e de suas alunas do curso de Pedagogia, de uma universidade privada localizada na zona Norte carioca. O livro e? fruto dos projetos que as alunas apresentam ao fim de cada semestre.
Cada capi?tulo apresenta as pesquisas que as estudantes fizeram para elaborac?a?o de seus projetos e atividades, para serem aplicadas em sala de aula. Os temas tratados sa?o sensi?veis a? sociedade, por isso escola e? um contexto favora?vel para a discussa?o: do direito a? moradia, do bullying, das fake news, do feminici?dio e da educac?a?o sexual, assuntos tratados aqui.
O desejo de formar docentes auto?nomos e pesquisadores e que tenham disposic?a?o para ser afetados e afetar seus alunos guiou a professora Ju?lia na empreitada de elaborar este material que pode colaborar com outros docentes do ensino fundamental.
Elaborar exerci?cios ine?ditos permitiu que as pedagogas em formac?a?o: aprofundassem o conhecimento dos temas aborda- dos em sala de aula, ampliassem o conhecimento de mundo, ale?m de aprimorar o trabalho com os conteu?dos da a?rea de atuac?a?o.
O trabalho feito neste eboo-k e? uma iniciativa que colabora com a formac?a?o docente, tema amplamente debatido na acade- mia. Em func?a?o disso, trata-se de uma iniciativa importante para aprimorar a formac?a?o de professoras e professores.