Os Espaços de Atuação do Pedagogo na Contemporaneidade: Possibilidades e Desafios

Autores

  • Julia Tadeu Silva dos Santos e Paula UNISUAM
  • Bárbara Cristina Paulucci Cordeiro Martorelli UNISUAM
  • Ruthy Batista Eurique Dias UNISUAM
  • Vênus Carvalho dos Santos Bezerra UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021304p46

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia, Formação, Profissionalização

Resumo

O presente artigo visa apresentar a atuação do pedagogo em seus diferentes campos de trabalho, desnudando a visão de um profissional que a ação se limita ao ambiente escolar. A metodologia constitui-se da revisão bibliográfica, cuja proposta é aprofundar-se na questão apresentada, tendo como base autores que investigam o tema. Freire (2014), Libâneo (2010), Pimenta (2012), Fonseca (2003), Franco (2007) entre outros, apresentam uma base teórica que legitima a ação do citado profissional. A pesquisa amplia a perspectiva do fazer pedagógico para além da escola, ou seja, não restringi à docência ao perfil do pedagogo, ao contrário, desmistifica suas áreas de atuação, apresentando ainda, a importância de sua ação frente ao ato de ensinar e aprender para cooperar e socializar.

Downloads

Publicado

2022-01-15

Como Citar

Paula, J. T. S. dos S. e ., Martorelli, B. C. P. C., Dias, R. B. E. ., & Bezerra, V. C. dos S. . (2022). Os Espaços de Atuação do Pedagogo na Contemporaneidade: Possibilidades e Desafios. Epitaya E-Books, 1(9), 46-61. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021304p46

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)