METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Andreia Asoia Bertocini de Almeida Must University
  • Michelle Patrícia Paulista da Rocha Must University

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025783p45

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Estudante, Metodologias Ativas, Metodologia de projeto, Metodologia de projetos

Resumo

Este estudo sobre Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa tem como objetivo, responder ao questionamento: Como as metodologias ativas, especificamente a metodologia de projetos combinada com o uso de mídias digitais, podem ser aplicadas para promover a aprendizagem significativa em um ambiente educacional contemporâneo? Aqui será discutido a importância do trabalho na educação partindo das Metodologias Ativas desenvolvendo as através das Metodologias de Projetos, propondo aulas onde os alunos são protagonistas de seu saber e o professor mediador, despertando dessa forma uma Aprendizagem Significativa que fomenta no aluno a vontade de buscar respostas as indagações, por serem propostas que partem do interesse e de conhecimentos prévios destes, introduzindo nesse contexto também a utilização das tecnologias digitais. Para seu desenvolvimento foi empregada a metodologia de pesquisa bibliográfica. Realizadas em diferentes bibliografias em seu contexto podemos perceber que os autores acreditam nessas propostas de ensino diante das necessidades da escola se adequar a essa geração digital as aulas tradicionais mecânicas não prendem a atenção dos estudantes sedentos de inovações. Uma ênfase sobre a importância de se ter um bom planejamento, de estar preparado para os novos desafios e da necessidade de bons cursos de formação para os profissionais. Afinal é essencial termos professores bem preparados para contribuir com a qualificação dos alunos e de forma direta com toda a sociedade.

Downloads

Publicado

2025-02-25

Como Citar

Almeida, A. A. B. de ., & Rocha, M. P. P. da . (2025). METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Epitaya E-Books, 1(95), 45-62. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025783p45

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.