METODOLOGIAS ATIVAS PARA INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA CULTURA MAKER

Autores

  • Elton Gomes Ferraz Must University
  • Crislaine Fernandes Matozinhos Silva Must University

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025783p113

Palavras-chave:

Tecnologia, Formação, Práticas, Educação, Metodologias

Resumo

O presente trabalho aponta as metodologias ativas que há muito já vinham sendo citadas e sugeridas por autores como forma de melhorar a aprendizagem através de práticas interessantes e criativas. Como as metodologias ativas e os recursos tecnológicos ampliaram as possibilidades pedagógicas dentro das escolas. As tecnologias “invadiram” a sociedade, consequentemente as escolas. Assim, apresenta-se o surgimento, de que forma as tecnologias estão impactando e contribuindo, ou não, no processo ensino aprendizagem. As possibilidades e impactos que geram na formação do indivíduo. De forma específica traz o conceito e surgimento da Cultura Maker como proposta de tornar o aluno protagonista do seu aprendizado; busca se compreender a história o conceito e a cultura do “faça você mesmo”, os avanços; que mudanças nos padrões de aprendizagem e de fazer educação podem ser elencadas; refletindo as habilidades a serem ressaltadas em alunos e professores, quais as possibilidades de avanço, na perspectiva de trabalhar a aprendizagem com o uso a Cultura Maker. E, mesmo que seja uma construção paulatina, mas que valha a pena conhecer, divulgar e ampliar nas propostas pedagógicas das escolas, pois cria no aluno seu protagonismo, sua independência e sua criatividade.

Downloads

Publicado

2025-02-25

Como Citar

Ferraz, E. G. ., & Silva, C. F. M. . (2025). METODOLOGIAS ATIVAS PARA INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA CULTURA MAKER . Epitaya E-Books, 1(95), 113-128. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025783p113

Edição

Seção

Capítulo de Livro