FERRAMENTAS COLABORATIVAS: A FLUÊNCIA LEITORA MEDIADA PELO USO DE RECURSOS DIGITAIS E DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025806p7Palavras-chave:
Tecnologias Educacionais, Recursos Tecnológicos de Ensino, Fluência de LeituraResumo
Este trabalho tem por objetivo contribuir com o conceito de tecnologias digitais no auxílio à fluência leitora de alunos da primeira etapa do ensino fundamental e, a importância do uso de recursos digitais como ferramenta de apoio, desenvolvimento e aprimoramento escolar, através de pesquisa qualitativa bibliográfica e teórica, analisaremos os impactos do aplicativo Elefante Letrado. Será analisada a história e as ferramentas existentes neste equipamento digital, aspectos e recursos tecnológicos e digitais possíveis para atender às habilidades de leitura da Língua Portuguesa, perpassando por análises teóricas sobre a aquisição desta competência, garantindo-lhes condições reais de evolução escolar e inserção social. Será analisado ainda o papel da escola e dos professores, quanto ao aparato existente para a potencialização da ação docente, mostrando desta forma, a importância do uso de recursos digitais plugados e desplugados como forma de aprendizagem. Observa-se a importância da relação entre escola/tecnologia no desenvolvimento escolar e na formação do aluno cidadão, bem como a importância dos recursos tecnológicos no estímulo dos saberes. Conclui-se que a formação acadêmica docente e o emprego assertivo de equipamentos digitais voltados à educação, neste século, são essenciais para uma educação ampla e qualitativa.