RECURSOS MULTIMÍDIAS PARA A EDUCAÇÃO: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025943p.7Palavras-chave:
Ambiente virtual, Recursos multimídias, Educação a distânciaResumo
O uso de recursos multimídias na educação tem se consolidado como uma estratégia crucial para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, especialmente no contexto da educação a distância, onde as tecnologias digitais se tornam cada vez mais centrais. Este artigo visa analisar o papel desses recursos, com ênfase no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), destacando como suas ferramentas multimodais, como textos, imagens, vídeos, áudios e animações, contribuem para um aprendizado mais interativo e dinâmico. A partir da revisão do trabalho de Jorge Souza Santos (2020), são discutidas as vantagens e desafios do uso de tecnologias digitais no ensino superior, incluindo os impactos no desenvolvimento da autonomia do aluno, no seu engajamento e na personalização do aprendizado. O estudo também aborda como o AVA, quando integrado adequadamente, pode transformar a experiência educacional, permitindo que os estudantes acessem conteúdos e interajam de maneira mais flexível, no seu próprio ritmo e conforme suas necessidades específicas. Além disso, o artigo explora as limitações e barreiras que ainda existem na implementação dessas tecnologias, como a falta de infraestrutura adequada, resistência de professores à adoção de novas ferramentas, e questões relacionadas à inclusão digital, que podem gerar disparidades no acesso e na qualidade do aprendizado. Por fim, a pesquisa reflete sobre as perspectivas futuras do uso de recursos multimi?dias no ensino superior, enfatizando a necessidade de uma abordagem equilibrada que contemple a formação continuada dos docentes, a melhoria das condições tecnológicas e a promoção de um ambiente educacional acessível a todos

