DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM: DISTÚRBIOS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO PRINCIPAL CAUSADOR DO FRACASSO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025806p17Palavras-chave:
Dificuldade de aprendizagem, Fracasso escolar, Diagnóstico, TratamentoResumo
Este artigo é uma pesquisa bibliográfica exploratória, partindo da leitura e apreciação de obras norteadoras, autores e de versões em diferentes perspectivas para concepção e entendimento da dificuldade na aprendizagem como principal causador do fracasso escolar. Essa dificuldade não está relacionada à inteligência, mas sim a distúrbios ou condições específicas que dificultam a aquisição de habilidades acadêmicas. Tal estudo tem como principal objetivo compreender que, quando identificada, diagnosticada e tratada corretamente, a dificuldade de aprendizagem pode ser superada, influenciando positivamente o desenvolvimento do indivíduo no importante processo educacional denominado: aprendizagem. Esclarecer atuais educadores sobre as características e a importância de ser detectada e tratada corretamente tem sido verdadeiramente um grande desafio. As demandas que aqui serão abordadas não fazem juízo do comportamento de escolas ou docentes, a preocupação é saber se estamos sendo capazes de constituir cidadãos, garantindo que esses indivíduos tenham oportunidades iguais de aprendizado e desenvolvimento.