PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO NÍVEL TERCIÁRIO DE ATENÇÃO À SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA EM HOSPITAL DE GRANDE PORTE SUS
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025790p113Palavras-chave:
Formação do Psicólogo, Psicologia Hospitalar, Sistema Único de SaúdeResumo
As parcerias público-privadas são reconhecidas na promoção da integração, universalização e participação social nos serviços de saúde, desempenhando um papel crucial na efetivação da Lei 14.679, de 2023. Essas colaborações contribuem substancialmente para a formação de futuros profissionais de saúde, sensibilizando-os quanto à importância de práticas que estejam em consonância com os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS).
No nível terciário de atenção, caracterizado pela oferta de serviços especializados e procedimentos de alta complexidade, essas parcerias assumem um papel crucial na preparação dos estudantes de psicologia, para enfrentarem os desafios clínicos e administrativos inerentes a grandes centros médicos. Essa integração possibilita uma experiência enriquecedora, capaz de proporcionar ao estudante a vivência de diversos modelos de intervenção terapêutica, em diferentes contextos hospitalares, dos mais simples a patologias e procedimentos de alta complexidade.

