ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025844p275Palavras-chave:
educação infantil, autismo, práticas pedagógicasResumo
As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam alterações na comunicação, interação social e comportamento. Neste sentido existem vários desafios a serem enfrentados em diferentes espaços. O presente trabalho tem como tema atendimento direcionado a alunos com transtorno do espectro autista na escola regular. Como objetivo geral investigar como acontece o atendimento da criança com autismo na escola regular e como objetivos específicos: Descrever sobre o autismo e sua história; caracterizar sobre os fundamentos da inclusão das pessoas com TEA; explicar como acontece o atendimento da criança com autismo na escola regular. Assim, para alcançar tais objetivos foi utilizada a pesquisa bibliográfica e uma abordagem qualitativa com análise descritiva. Assim, os resultados evidenciam que há espaço para uma maior compreensão da realidade enfrentada pelos alunos com TEA na escola, revelando que o processo de inclusão avança a passos lentos e com diversas lacunas a serem superadas. A necessidade da formação continuada dos docentes é também de grande importância para aceitação da inclusão como processo social, e as estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes é o principal instrumento que ajudam na interação social dos alunos com TEA, no ambiente escolar.

