ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA

Autores

  • Edileuza Alves dos Santos Alencar
  • Francisca Lúcia Soares de Sousa
  • Maria Carolina de Oliveira Morais Epitacio
  • Marly Brandão da Silva Nunes
  • Sandra de Oliveira Morais

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025844p275

Palavras-chave:

educação infantil, autismo, práticas pedagógicas

Resumo

As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam alterações na comunicação, interação social e comportamento. Neste sentido existem vários desafios a serem enfrentados em diferentes espaços. O presente trabalho tem como tema atendimento direcionado a alunos com transtorno do espectro autista na escola regular. Como objetivo geral investigar como acontece o atendimento da criança com autismo na escola regular e como objetivos específicos: Descrever sobre o autismo e sua história; caracterizar sobre os fundamentos da inclusão das pessoas com TEA; explicar como acontece o atendimento da criança com autismo na escola regular. Assim, para alcançar tais objetivos foi utilizada a pesquisa bibliográfica e uma abordagem qualitativa com análise descritiva. Assim, os resultados evidenciam que há espaço para uma maior compreensão da realidade enfrentada pelos alunos com TEA na escola, revelando que o processo de inclusão avança a passos lentos e com diversas lacunas a serem superadas. A necessidade da formação continuada dos docentes é também de grande importância para aceitação da inclusão como processo social, e as estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes é o principal instrumento que ajudam na interação social dos alunos com TEA, no ambiente escolar.

Downloads

Publicado

2025-05-12

Como Citar

Alencar, E. A. dos S. ., Sousa, F. L. S. de ., Epitacio, M. C. de O. M. ., Nunes, M. B. da S. ., & Morais, S. de O. . (2025). ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA . Epitaya E-Books, 1(100), 275-286. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025844p275

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)