A TRAJETÓRIA DE UMA EDUCADORA E O DESPERTAR DE UMA PESQUISADORA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025837p167Palavras-chave:
Trajetória, Memorial, PesquisadoraResumo
Neste capítulo, Elen Rosa narra sua trajetória pessoal e profissional marcada por fé, superação, dedicação à educação e descoberta da vocação pela pesquisa. Criada em um lar de valores sólidos e amor pelos estudos, foi incentivada desde cedo pela família, especialmente pelos pais e por uma tia professora da Escola Tenente Rêgo Barros (ETRB), onde iniciou sua vida escolar. Enfrentou sérios problemas de saúde na infância e o divórcio dos pais, mas manteve o entusiasmo pelos estudos e o sonho de ingressar na universidade.
Após algumas tentativas frustradas no vestibular, foi aprovada no processo seletivo especial da UFPA para o curso de Pedagogia, o qual abraçou com paixão. Durante a graduação, envolveu-se em projetos de pesquisa em Educação Ambiental, tornando-se bolsista do PIBIC e participando de congressos científicos nacionais. Concluiu a graduação com habilitações adicionais em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar, e logo após ingressou em uma especialização no NAEA/UFPA.
Sua carreira docente teve início em escolas públicas de Belém, destacando-se pela atuação em contextos vulneráveis e escolas referência em Educação Ambiental, como a FUNBOSQUE. Em 2009, foi aprovada em concurso para o Colégio Tenente Rêgo Barros, onde atuou por anos na alfabetização e em projetos pedagógicos.
Em 2021, ingressou no mestrado do PROFCIAMB (UFPA), desenvolvendo a pesquisa “PARA FALAR DE ÁGUAS” e o produto técnico pedagógico “Almanaque para o Ensino das Ciências Ambientais”, aplicado com turmas do 4º ano. A experiência fortaleceu sua prática investigativa e docente, reafirmando seu compromisso com uma educação significativa, lúdica e voltada à sustentabilidade e à valorização do “ser criança”. Sua trajetória revela uma educadora que transforma desafios em oportunidades de crescimento coletivo.

