A CRIAÇÃO DE UM FLUXOGRAMA PARA ORIENTAÇÃO AO PACIENTE HIPERTENSO E DIABÉTICO QUANTO AO LOCAL DE ATENDIMENTO A PARTIR DOS SEUS SINAIS E SINTOMAS: UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE OU EMERGÊNCIA HOSPITALAR?

Autores

  • Marcielle da Cunha
  • Amanda Paixão Chipoleschi
  • Èvelyn Alves da Silva
  • Jéssica Alves Machado
  • Helena Portes Sava de Farias

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021229p58

Palavras-chave:

Hipertensão, Diabetes mellitus, Educação em Saúde, Tecnologia Educativa

Resumo

O presente trabalho foi realizado a partir do desejo aflorado de contribuição aos pacientes hipertensos e diabéticos, visto a notória necessidade de criar uma ferramenta para a ampliação da estratégia de saúde da família com o foco nesses  pacientes, pois observou-se uma quantidade bastante significativa de desinformação destes sobre: os agravos de suas doenças se não tratadas e/ou controladas, a existência de programas na atenção básica frente a essas doenças crônicas e além da falta de conhecimento de quando procurar uma unidade básica de saúde (UBS) ou uma emergência hospitalar para resolução de suas demandas. Com isso, temos visto uma elevada quantidade de atendimentos nas emergências hospitalares com casos que deveriam ser atendidos nas UBS. A pesquisa desenvolvida foi bibliográfica com abordagem qualitativa, classificada de acordo com os objetivos como exploratória e descritiva. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados disponível na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) utilizando os seguintes descritores: hipertensão, diabetes mellitus, educação em saúde e tecnologia educativa. Após utilizados alguns critérios de exclusão de artigos, foram selecionados nove que se enquadraram melhores no contexto do trabalho para desenvolver a discussão e resultados. Os resultados foram organizados em cinco categorias, com objetivo de tornar mais eficiente a discussão entre eles. Acredita-se que com a produção de tecnologias educativas como sites informativos e interativos possam repercutir positivamente na absorção de conhecimento sobre suas doenças e também empoderamento desses pacientes, devido ao envolvimento e o reconhecimento da importância da mudança do estilo de vida, tornando-os agentes de propagação da promoção de saúde. Implicações para a enfermagem: Nessa perspectiva apontamos como uma importante lacuna a ser preenchida, visto a escassez desses trabalhos frente a notória melhoria da qualidade de vida que traria para esse público.

Downloads

Publicado

2021-04-24

Como Citar

Marcielle da Cunha, Amanda Paixão Chipoleschi, Èvelyn Alves da Silva, Jéssica Alves Machado, & Helena Portes Sava de Farias. (2021). A CRIAÇÃO DE UM FLUXOGRAMA PARA ORIENTAÇÃO AO PACIENTE HIPERTENSO E DIABÉTICO QUANTO AO LOCAL DE ATENDIMENTO A PARTIR DOS SEUS SINAIS E SINTOMAS: UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE OU EMERGÊNCIA HOSPITALAR?. Epitaya E-Books, 1(2), 58-80. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021229p58

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>