Ação Educativa no Empoderamento de Usuários do Sistema Único de Saúde no Contexto de seus Direitos e Deveres

Autores

  • Jéssica Alves Machado UNISUAM
  • Jessica Rocha Pereira da Silva UNISUAM
  • Jordany Silva de Carvalho UNISUAM
  • Larissa de Lara Nascimento UNISUAM
  • Thamires Evangelista Nunes UNISUAM
  • Helena Portes Sava de Farias UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021243p41

Resumo

Considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde existentes, o Sistema Único de Saúde (SUS) é descrito pelo Ministério da Saúde como “um sistema ímpar no mundo, que garante acesso integral, universal e igualitário à população brasileira, do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos”. O nosso sistema de saúde é total e completo e é utilizado por 80% da população brasileira, no SUS o conceito de saúde não é somente as enfermidades mas o ser humano como um todo, as ações do SUS são diversas e abrange, por exemplo, o controle de qualidade da água potável que chega à sua casa, na fiscalização de alimentos pela da Vigilância Sanitária nos supermercados, lanchonetes e restaurantes que você utiliza diariamente, na assiduidade dos aeroportos e rodoviárias, e inclusive, nas regras de vendas de medicamentos genéricos ou nas campanhas de vacinação, de doação de sangue ou leite materno que acontecem durante todo o ano. O objetivo desse estudo é agregar a população em relação aos seus direitos e deveres no nosso sistema público de saúde, assim promove com conhecimento a promoção da saúde e participação social, assim se tornando autônomo dos seus direitos e deveres a população contribui com a melhora do serviço e pode colaborar para um atendimento cada dia mais humanizado

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Machado, J. A., Silva, J. R. P. da ., Carvalho, J. S. de, Nascimento, L. de L., Nunes, T. E., & Helena Portes Sava de Farias. (2021). Ação Educativa no Empoderamento de Usuários do Sistema Único de Saúde no Contexto de seus Direitos e Deveres. Epitaya E-Books, 1(4), 41-48. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021243p41

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>