ACIDENTES DE TRABALHO COM RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E A INFLUÊNCIA DA CAPACITAÇÃO PARA MITIGAR AS OCORRÊNCIAS DO SINISTRO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.20250101p55Palavras-chave:
Acidentes de Trabalho, Causas e Consequências, Resíduos dos Serviços de Saúde, Capacitação e treinamentosResumo
Ultrapassada a visão do trabalho como sendo castigo, degradante e destinado aos povos dominados, a visão contemporânea mostra que o fruto do trabalho do ser humano garante sua subsistência e determina sua posição na sociedade. Através do trabalho são realizadas as transformações dos recursos naturais em algo útil de valor econômico. O trabalho traz desenvolvimento pessoal, familiar, financeiro e social, que impacta o desenvolvimento local, regional e por consequência, global. O trabalho traz dignidade à pessoa humana, sensação de bem-estar e de capacidade.
Porém, em razão da maneira como é executado pode expor o trabalhador a riscos de Acidentes de Trabalho -AT ou Doenças Ocupacionais. A Organização das Nações Unidas - ONU, juntamente com os representantes de seus Estados-Membros tem observado de perto essa complexa relação sobre a preservação do meio ambiente em face do desenvolvimento sustentável, defendendo o uso consciente de recursos naturais a fim de evitar sua escassez a médio e longo prazo (Zorzo et al., 2022).

