EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O CUIDADO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ABORDAGEM DO MÉTODO SCRUMBAN
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.202500019p257Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em saúde, Transtorno do Espectro Autista, Promoção da saúdeResumo
Objetivo: Relatar a experiência vivenciada pelos discentes do 6º período de graduação em Enfermagem acerca da elaboração e execução de uma atividade educativa sobre o cuidado da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Relato de experiência: A ação foi executada em uma Unidade de Saúde do estado do Rio de Janeiro, sendo direcionada aos pacientes atendidos na unidade em geral. Para isso, foram desenvolvidos materiais educativos como banner, folder e um quebra-cabeça interativo. A atividade ocorre por meio de abordagens dialogadas e dinâmicas participativas, com foco em sinais precoces do TEA, estratégias de cuidado e rede de apoio. A abordagem do método ágil Scrumban auxiliou na organização das tarefas para construção da atividade e no engajamento dos discentes. Considerações finais: A atividade destacou a importância da educação em saúde para promover informação acessível e sensibilização sobre o cuidado à criança com TEA. Também contribuiu para o crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes envolvidos.

