GERÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.202500019Palavras-chave:
Enfermagem — Administração, Atenção primária à saúde — Brasil, Educação em saúde — Metodologia, Enfermagem em saúde comunitáriaResumo
Este livro é um convite à reflexão, à prática crítica e à inovação no campo da enfermagem na atenção básica, tendo como eixo central a gerência de enfermagem articulada à educação em saúde. Ele nasce da vivência concreta e transformadora de docentes, acadêmicos (as) e profissionais de saúde comprometidos com um modelo de cuidado centrado nas necessidades da população, na autonomia dos sujeitos.
A obra é fruto de uma experiência exitosa desenvolvida em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde a prática da gerência em enfermagem não se limita à gestão burocrática ou administrativa, mas se expande como uma estratégia potente de liderança, coordenação do cuidado e educação em saúde. Nesse contexto, o enfermeiro gerente assume o papel de facilitador de processos educativos, articulando equipe, comunidade e saberes acadêmicos em prol de uma atenção mais resolutiva, humanizada e inclusiva.

