AÇÃO EDUCATIVA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA: EXPERIÊNCIA COM O MÉTODO SCRUM
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.202500019p273Palavras-chave:
Atenção primária, Enfermagem, Câncer de mama, Educação em saúde, Prevenção de doençasResumo
Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem frente a realização de ações educativas na atenção básica em atividade de prevenção ao câncer de mama em uma Policlínica Regional, com base no método Scrum. Relato de experiência: Durante o dia nacional do combate ao câncer de mama, as discentes tiveram a possibilidade de organizar, executar e apresentar recursos educativos para trabalhar junto à população o conhecimento a respeito desse tipo de câncer, quais os seus sinais e sintomas, como buscar o diagnóstico e quais as principais medidas de prevenção. Considerações finais: A atenção primária é a esfera adequada para trabalhar estas estratégias e esclarecer dúvidas uma vez que é porta de entrada para a população. O trabalho de educação em saúde quanto ao câncer de mama na atenção primária é essencial para que os cidadãos saibam identificar previamente os sinais do câncer quando necessário para a busca mais precoce do tratamento, como também para entender quais os hábitos adequados para prevenção da doença. A organização por meio do método Scrum possibilitou a gestão dos processos educativos de modo ágil, resultando em boa avaliação pelo público alvo.

