NOVAS TECNOLOGIAS E SEUS DESAFIOS NO ENSINO PÚBLICO

Autores

  • Edileusa Paula Nogueira World University Ecumenical
  • Edna de Souza Rodrigues Vasconcelos World University Ecumenical
  • Jane Cleide da Silva Medeiros World University Ecumenical
  • Karoline Narjara Ferreira Paiva de Miranda World University Ecumenical
  • Maria Aparecida Bezerra Cavalcante Sidou World University Ecumenical

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025000125p81

Palavras-chave:

Tecnologia, Escola pu?blica, Exclusa?o digital, Desafios

Resumo

O presente artigo tem por objetivo explanar a importância da aplicação da tecnologia nas escolas públicas que atualmente representa mais do que uma necessidade: trata-se de algo primordial para amenizar o descompasso educacional existente e diminuir as discrepâncias de oportunidades e acesso ao conhecimento. A tecnologia impacta positivamente os processos de ensino e aprendizagem, otimizando a qualidade e a busca pela igualdade educacional. No entanto, tais avanços não ocorrem de forma isolada, é indispensável a capacitação do corpo docente e dos demais agentes escolares para que as inovações sejam incorporadas de maneira natural e tragam resultados significativos. É notório que, ao considerarmos a junção entre as novas tecnologias e o ensino público, somos confrontados com um dualismo intrigante de ideias e as adversidades existentes nas escolas públicas hoje em dia, envolvendo os mais diversos fatores. A efetivação dessas tecnologias e um desafio e necessita de politicas publicas eficientes, no sentido de um olhar apurado para uma clientela menos favorecida, mas com potencial de avançar se instigados de forma prazerosa e criativa, porém a implementação dessas novas tecnologias no ensino público ainda é um desafio complexo, então é necessário delinear estratégias para amenizar essa exclusão digital.

Downloads

Publicado

2025-09-30

Como Citar

Nogueira, E. P. ., Vasconcelos, E. de S. R. ., Medeiros, J. C. da S. ., Miranda, K. N. F. P. de ., & Sidou , M. A. B. C. . (2025). NOVAS TECNOLOGIAS E SEUS DESAFIOS NO ENSINO PÚBLICO. Epitaya E-Books, 1(113), 81-92. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025000125p81

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)