NOVAS TECNOLOGIAS E SEUS DESAFIOS NO ENSINO PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025000125p81Palavras-chave:
Tecnologia, Escola pu?blica, Exclusa?o digital, DesafiosResumo
O presente artigo tem por objetivo explanar a importância da aplicação da tecnologia nas escolas públicas que atualmente representa mais do que uma necessidade: trata-se de algo primordial para amenizar o descompasso educacional existente e diminuir as discrepâncias de oportunidades e acesso ao conhecimento. A tecnologia impacta positivamente os processos de ensino e aprendizagem, otimizando a qualidade e a busca pela igualdade educacional. No entanto, tais avanços não ocorrem de forma isolada, é indispensável a capacitação do corpo docente e dos demais agentes escolares para que as inovações sejam incorporadas de maneira natural e tragam resultados significativos. É notório que, ao considerarmos a junção entre as novas tecnologias e o ensino público, somos confrontados com um dualismo intrigante de ideias e as adversidades existentes nas escolas públicas hoje em dia, envolvendo os mais diversos fatores. A efetivação dessas tecnologias e um desafio e necessita de politicas publicas eficientes, no sentido de um olhar apurado para uma clientela menos favorecida, mas com potencial de avançar se instigados de forma prazerosa e criativa, porém a implementação dessas novas tecnologias no ensino público ainda é um desafio complexo, então é necessário delinear estratégias para amenizar essa exclusão digital.

