A INDISCIPLINA E O GESTOR ESCOLAR

Autores

  • Edileusa Paula Nogueira World University Ecumenical
  • Edna de Souza Rodrigues Vasconcelos World University Ecumenical
  • Jane Cleide da Silva Medeiros World University Ecumenical
  • Karoline Narjara Ferreira Paiva de Miranda World University Ecumenical
  • Maria Aparecida Bezerra Cavalcante Sidou World University Ecumenical

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025000125p93

Palavras-chave:

indisciplina escolar, clima escolar, gestão escolar, estratégias educação, gestão democrática

Resumo

A indisciplina escolar constitui um desafio complexo e persistente nas instituições educacionais brasileiras, impactando diretamente o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura publicada entre 2020 e 2024, com o objetivo de analisar o papel do gestor escolar no enfrentamento da indisciplina, identificando estratégias e práticas eficazes para promover um ambiente educacional positivo. Foram selecionados estudos qualitativos, quantitativos e mistos, com foco na educação básica, abordando manifestações curriculares, sociais e regimentares da indisciplina e suas causas individuais, familiares, institucionais e socioculturais. Os resultados indicam que o gestor exerce papel central, atuando nas dimensões administrativa, pedagógica, relacional e política. Estratégias preventivas, como construção coletiva de normas, programas socioemocionais e participação estudantil; interventivas, incluindo mediação de conflitos, práticas restaurativas e protocolos graduais; e formativas, voltadas à capacitação de professores, gestores, estudantes e famílias, mostram-se eficazes quando articuladas de forma integrada. A gestão democrática surge como princípio orientador, legitimando a autoridade pelo diálogo, transparência e corresponsabilidade, fortalecendo a cultura escolar e o senso de pertencimento. Além disso, a pandemia de COVID-19 e as transformações sociais e tecnológicas intensificaram desafios comportamentais, evidenciando a necessidade de adaptação contextual das estratégias e formação contínua dos profissionais. Conclui-se que o gestor escolar deve assumir postura de liderança transformadora, promovendo aprendizagem significativa, relações interpessoais saudáveis e prevenção da indisciplina, articulando ações sistemáticas com princípios democráticos e participação da comunidade educativa.

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Publicado

2025-09-30

Como Citar

Nogueira, E. P. ., Vasconcelos, E. de S. R. ., Medeiros, J. C. da S. ., Miranda, K. N. F. P. de ., & Sidou , M. A. B. C. . (2025). A INDISCIPLINA E O GESTOR ESCOLAR. Epitaya E-Books, 1(113), 93-107. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025000125p93

Edição

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