Solo Estrutural Sustentável em Rodovias
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022540p162Palavras-chave:
Aterro Ultraleve, Poliestireno Expandido, IsoporResumo
O presente artigo propõe a substituição dos aterros convencionas sobre os solos moles que possuem uma grande preocupação na Construção Civil. Uma solução que já vem sendo aplicada no exterior, e vem ganhando seu espaço no cenário nacional é a aplicação de EPS (poliestireno expandido ou ISOPOR) como solo estrutural. Por possui um baixo peso específico, a construção de aterros com a utilização do isopor diminui completamente os recalques diferenciais, além de garantir leveza e segurança à estrutura. Diante desse cenário, a pesquisa apresenta estudos e propõe mudanças de estratégias que buscam contribuir para a eficiência na construção do aterro para rodovias, renovando o modo da construção de novas rodovias, garantindo a eficácia no funcionamento das estradas brasileira e aponta as atenções necessárias para a utilização do método. Através dos dados apresentados foi possível verificar que, desde que a utilização do método seja apropriada, a nova técnica para rodovias é vantajosa em vários aspectos em comparação a metodologia tradicional.