Solo Estrutural Sustentável em Rodovias

Autores

  • Carlos Alberto Farias Bleidão UNISUAM
  • Helber Pereira Taboza UNISUAM
  • Rachel Cristina Santos Pires UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022540p162

Palavras-chave:

Aterro Ultraleve, Poliestireno Expandido, Isopor

Resumo

O presente artigo propõe a substituição dos aterros convencionas sobre os solos moles que possuem uma grande preocupação na Construção Civil. Uma solução que já vem sendo aplicada no exterior, e vem ganhando seu espaço no cenário nacional é a aplicação de EPS (poliestireno expandido ou ISOPOR) como solo estrutural. Por possui um baixo peso específico, a construção de aterros com a utilização do isopor diminui completamente os recalques diferenciais, além de garantir leveza e segurança à estrutura. Diante desse cenário, a pesquisa apresenta estudos e propõe mudanças de estratégias que buscam contribuir para a eficiência na construção do aterro para rodovias, renovando o modo da construção de novas rodovias, garantindo a eficácia no funcionamento das estradas brasileira e aponta as atenções necessárias para a utilização do método. Através dos dados apresentados foi possível verificar que, desde que a utilização do método seja apropriada, a nova técnica para rodovias é vantajosa em vários aspectos em comparação a metodologia tradicional. 

 

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Publicado

2022-08-16

Como Citar

Bleidão, C. A. F. ., Helber Pereira Taboza, & Pires, R. C. S. . (2022). Solo Estrutural Sustentável em Rodovias. Epitaya E-Books, 1(15), 162-173. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022540p162

Edição

Seção

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