Barreiras de Comunicação Enfrentadas pelos Profissionais de Saúde no Atendimento à COVID-19: Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021304p153Palavras-chave:
Barreiras de comunicação, Pessoal de saúde, Assistência hospitalar, Pandemias, Infecções por CoronavírusResumo
Objetivo: descrever as barreiras de comunicação enfrentadas por profissionais de saúde no atendimento hospitalar a COVID-19. Material e Método: trata-se de uma revisão integrativa realizada no período de março a maio de 2021, nas bases de dados PubMed, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Electronic Library Online e Bases de Dados de Enfermagem, com os seguintes descritores: coronavirus infections, health personnel, communication. Resultados: Foram inclusos seis artigos internacionais, que descrevem como principais barreiras de comunicação o uso de equipamentos de proteção individual, má comunicação entre as equipes, comunicação deficiente dos gestores e dificuldades dos profissionais especialistas em informar aos seus pacientes determinadas mudanças no tratamento por conta das repercussões da COVID-19 nos serviços de saúde. Conclusão: Evidenciou-se que o advento da COVID-19, além de trazer repercussões desastrosas na saúde da população mundial, afetou a comunicação interpessoal, tanto entre as equipes de saúde quanto entre profissionais e pacientes.