Dilemas e Desafios do Ensino da Graduação em Enfermagem Durante a Pandemia da COVID-19

Autores

  • Maria José Santos de Oliveira UFRS
  • Carolina Caruccio Montanari UFRS
  • Martina Madalena Pedroso UFRS
  • Louisiana Carolina Ferreira de Meireles UFRS
  • Márcia Otero Sanches UFRS

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021304p142

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Pandemia COVID-19, Aprendizado on-line, Educação superior

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever as atividades não presenciais no ensino da graduação em enfermagem, no contexto da pandemia da COVID-19, em uma instituição de ensino superior (IES) no sul do Brasil. Método: trata-se de um relato de experiência com a descrição das atividades de ensino remoto realizadas no curso de graduação em enfermagem de uma IES privada da região de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no período de março de 2020 a setembro de 2021. Resultados: os professores procuraram diversificar suas metodologias de ensino, não ministrando apenas aulas expositivas e dialogadas, mas procurando estimular diferentes formas de aprendizagem visual, auditiva, cinestésica e leitura/escrita e, dessa forma, manter um bom nível de compreensão e assimilação de conteúdos para todos os alunos. Conclusão:  a pandemia veio para mostrar que o uso da tecnologia no ensino será uma realidade daqui para frente. E por este motivo o sistema de ensino deve estar preparado para se desenvolver e buscar alternativas para sanar as dificuldades percebidas no ensino-aprendizado dos educandos.

Downloads

Publicado

2022-01-15

Como Citar

Oliveira, M. J. S. de, Montanari, C. C., Pedroso, M. M., Meireles, L. C. F. de, & Sanches, M. O. (2022). Dilemas e Desafios do Ensino da Graduação em Enfermagem Durante a Pandemia da COVID-19. Epitaya E-Books, 1(9), 142-152. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021304p142

Edição

Seção

Capítulo de Livro