Curricularização da Extensão: Uma Proposta da Disciplina de Enfermagem em Saúde Mental
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021304p218Palavras-chave:
Curricularização da extensão, Métodos pedagógicos, Saúde mental, Promoção da saúde, Educação em saúdeResumo
O processo de ensino e aprendizagem na enfermagem necessita estabelecer relações entre a teoria e a prática e a curricularização da extensão configura-se como uma interface importante nesse processo. Na Faculdade Ielusc a curricularização do curso de Enfermagem está aliada a conteúdos e práticas, possibilitando uma formação integral e favorecendo a flexibilização curricular. Este estudo apresenta uma proposta de curricularização da extensão, desenvolvida nas disciplinas de Enfermagem em Saúde Mental e Metodologia II, descreve a trajetória pedagógica que integra o cuidado em saúde com as pessoas fazem uso de substâncias psicoativas. O objetivo foi dialogar com propostas pedagógicas que superassem as tradicionais palestras frontais. O projeto foi elaborado em 21 encontros, na disciplina de Metodologia II e desenvolvido nas atividades práticas de Saúde Mental de outubro a dezembro de 2020, em uma Comunidade Terapêutica, localizada no distrito de Pirabeiraba em Joinville, Santa Catarina. Desenvolvida por 89 acadêmicas em 3 etapas: 1. Diagnóstico situacional: identificação de problemas em contextos reais.2. Plano de ação: detalhamento das ações que serão desenvolvidas, com fundamentação teórica.3. Avaliação: relato e avaliação das atividades. O diagnostico situacional realizado com os integrantes da CT foi o ponto de partida para a elaboração dos projetos. As intervenções terapêuticas, incluíram diversas práticas que, dentre outras, possibilitaram a comunicação e a escuta terapêutica. O aspecto lúdico incluiu cine-debate, rodas de conversa e jogos, favorecendo um ambiente acolhedor, participativo e reflexivo. O processo de aprendizagem que acontece na realidade, e no extramuros das instituições de ensino com a curricularização da extensão, permite aos estudantes que obtenham conhecimentos que são fundamentados na existência humana. Representa um movimento pedagógico a partir do diálogo, parceria e colaboração. Além do mais, coloca a aluna(o) no centro da formação, favorecendo o diálogo entre os saberes e o desenvolvimento da capacidade de visitar o lugar do outro.